Andebol

Europeu de andebol: Francisco Costa eleito o melhor jovem e Salvador Salvador o melhor defesa

Francisco Costa acabou com sete golos marcados, chegou aos 54 e reforçou a liderança da lista de marcadores do Europeu
Francisco Costa acabou com sete golos marcados, chegou aos 54 e reforçou a liderança da lista de marcadores do Europeu
Eva Manhart / kolektif

O mais novo dos irmãos Costa está também no sete ideal da prova, na lateral direita. O dinamarquês Mathias Gidsel foi considerado o jogador mais valioso da competição

O lateral direito português Francisco Costa, de 20 anos, foi eleito o melhor jogador jovem do Campeonato da Europa de andebol de 2026, enquanto o seu companheiro de equipa no Sporting Salvador Salvador o melhor defesa.

Antes da disputa da final da 17.ª edição do Europeu, entre a Dinamarca e a Alemanha, na cidade dinamarquesa de Herning, às 18h00 locais (17h00 em Lisboa), a federação continental revelou os prémios individuais, decorrentes da votação do público, ratificada por um painel de peritos.

Francisco Costa, com 61 golos e 21 assistências em oito jogos, venceu a votação para melhor jovem e para melhor lateral direito e Salvador Salvador, com 23 golos e 33 assistências, o melhor defesa, numa eleição que consagrou ainda o dinamarquês Mathias Gidsel como o jogador mais valioso da competição.

O sete ideal da prova conta com jogadores de seis equipas – apenas a Alemanha conta com dois jogadores –, alinhando com o guarda-redes Andreas Wolff e o pivô Johannes Golla, com o ponta esquerdo norueguês August Pedersen, o lateral esquerdo dinamarquês Simon Pytlick, o central islandês Gísli Kristjánsson, o ponta direito croata Mario Sostarić e o luso Kiko Costa, como titular na lateral direita.

Contaram para estas eleições mais de 12 mil votos.

Portugal concluiu o Europeu de 2026 na quinta posição, a melhor classificação de sempre, ao vencer a Suécia, por 36-35, na sexta-feira.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt