O lateral-direito internacional português Francisco Costa eleito, esta sexta-feira, o melhor andebolista mundial jovem de 2025, tornando-se o primeiro jogador nacional a receber uma distinção de nível tão elevado da Federação Internacional de Andebol (IHF).
O jogador do Sporting, de 20 anos, superou o central Óli Mittún, das Ilhas Faroé, e o lateral Nikola Roganovic, da Suécia, os outros finalistas do prémio criado em 2023 pela IHF, cuja votação para a atual edição decorreu entre 25 de janeiro e 10 de fevereiro de 2026.
Francisco Costa foi a principal figura da seleção portuguesa que terminou no quinto lugar no recente Europeu de 2026 (a melhor classificação de sempre), no qual foi o melhor jovem, melhor lateral direito e o terceiro melhor marcador, atrás dos dinamarqueses Mathias Gidsel, distinguido como o melhor andebolista mundial de 2025 - terceiro anos seguido -, e Simon Pytlick.
Antes deste Campeonato da Europa, surgiram notícias a falar de um alegado interesse do Barcelona, vencedor de três das últimas cinco Ligas dos Campeões de andebol.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt