Calendário 2026: o que vai acontecer no mundo do desporto?
O Mundial de futebol arranca a 11 de junho
Gualter Fatia
O Mundial de futebol corta ao meio um ano que terá motivos de interesse do início ao fim. As seleções de andebol e futsal prometem emoção logo em janeiro. Seguem-se os sonhos cor de rosa de João Almeida no Giro. A Patrícia Sampaio e a Isaac Nader também não faltarão momentos para brilhar. Os amantes do frio vão-se entreter com os Jogos Olímpicos de Inverno. Confira os eventos mais importantes de 2026
🚗 3 a 17 de janeiro: Rally Dakar A edição de 2026 conta com aproximadamente 8000 quilómetros e 26 portugueses nas diferentes categorias.
⚽ 10 de janeiro: final da Taça da Liga Os vencedores do Sporting-Vitória SC (6/1) e do Benfica-SC Braga (7/1) encontram-se na final que, mais uma vez, se vai disputar em Leiria.
🎾 12 de janeiro a 1 de fevereiro: Open da Austrália Uma boa oportunidade para sentir os efeitos que a troca de treinador pode ter em Carlos Alcaraz. O espanhol vem de três finais consecutivas em Grand Slams, mas no ano passado o vencedor do primeiro major da época foi Jannik Sinner.
🤾 15 de janeiro a 1 de fevereiro: Europeu de andebol Depois do quarto lugar no Mundial 2025, Portugal quer fazer novo brilharete no torneio que se realiza na Dinamarca, na Noruega e na Suécia. Na fase de grupos, a seleção nacional vai jogar contra a Dinamarca, a Macedónia do Norte e a Roménia.
⚽ 18 de janeiro: final da CAN A Costa do Marfim defende o título enquanto se tenta tornar na primeira seleção desde 2010 a repetir a conquista. O jogo decisivo decorre no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Marrocos.
⚽ 21 de janeiro a 7 de fevereiro: Europeu de futsal Eslovénia, Letónia e Lituânia recebem o torneio em que Portugal se pode sagrar tricampeão da Europa. Caso a conquista se verifique, a equipa de Jorge Braz vai-se aproximar do maior ciclo vitorioso de sempre que pertence à Espanha, primeira classificada consecutivamente entre 2005 e 2012.
Martim Costa foi o melhor marcador do Euro 2024
Mateusz Slodkowski
🚴 1 a 5 de fevereiro: Europeus de ciclismo de pista Em 2025, com seis medalhas, Portugal igualou o melhor desempenho de sempre nesta competição. Iúri Leitão, campeão europeu na corrida por pontos e no scratch, é quem mais responsabilidade leva para Konya, na Turquia.
⛷️ 6 a 22 de fevereiro: Jogos Olímpicos de Inverno Se pensava que este não era um ano olímpico, está enganado. Os senhores do frio têm o pináculo das suas modalidades em Milão e Cortina d'Ampezzo. Portugal alimenta a expectativa de levar a Itália a maior comitiva de sempre.
🏈 8 de fevereiro: Super Bowl Esperando pelo intervalo de um jogo a designar, haverá espetáculo de Bad Bunny.
🏎 8 de março: GP da Austrália Arranca o Mundial de Fórmula 1. Depois do título inédito de Lando Norris, o que se segue? O amadurecimento de Oscar Piastri, a vingança de Max Verstappen, o ressuscitar de Lewis Hamilton?
🏃 20 a 22 de março: Mundiais de atletismo (indoor) A competição que catapultou para a ribalta Patricia Silva, bronze nos 800 metros, realiza-se em Toruń, na Polónia.
🥋 16 a 19 de abril: Europeus de judo Todos os olhos estão em Patrícia Sampaio, vigente campeã da Europa em -78kg. Em Tbilisi, Catarina Costa (-48kg) quererá superar o segundo lugar.
🚴 8 a 31 de maio: Volta a Itália João Almeida regressa a um sítio que conhece bem com mais esperanças do que nunca. António Morgado estreia-se em grandes voltas. Afonso Eulálio e Nelson Oliveira completam o grupo de portugueses.
Jéssica Rodrigues é uma da esperanças de Portugal para os Jogos Olímpicos de Inverno
Christian Kaspar-Bartke - Intern
🎾 18 de maio a 7 de junho: Roland Garros O ténis regressa ao pó de tijolo francês, território de Carlos Alcaraz onde Jannik Sinner nunca venceu.
⚽ 20 de maio: final da Liga Europa A segunda competição mais importante da UEFA procura, em Istambul, um sucessor para o Tottenham...
⚽ 27 de maio: final da Liga Conferência ... na mesma onda, outra competição europeia decide-se em Leipzig...
⚽ 30 de maio: final da Liga dos Campeões ... no entanto, a mais importante de todas fica guardada para o fim. Será na Puskás Aréna, em Budapeste, que se saberá se o Paris Saint-Germain renova o título.
🏀 5 de junho: começam as finais da NBA Se a decisão do vencedor se prolongar, dia 22 de junho realiza-se o jogo 7.
⚽ 11 de junho a 19 de julho: Mundial 2026 Um recorde de 48 seleções vão ao megalómano Campeonato do Mundo dos Estados Unidos, México e Canadá. Portugal chega de ambições reforçadas e, para começar, terá pela frente a equipa que vencer o play-off disputado por Jamaica, Nova Caledónia e República Democrática do Congo (17/6). Depois, há encontros agendados com Uzbequistão (23/6) e Colômbia (28/6).
🎾 29 de junho a 12 de julho: Wimbledon A relva britânica vai acolchoar a bola amarela.
🚴 4 a 26 de julho: Volta a França A volta das voltas, o trono que Tadej Pogacar não quer desocupar.
João Almeida vem do melhor ano da carreira e aspira a ganhar uma grande volta em 2026
Dario Belingheri
🥋 9 a 16 de julho: Mundiais de judo No Azerbaijão, a seleção nacional quer provar que é melhor do que demonstrou na última edição.
🏊 31 de julho a 16 de agosto: Europeus de natação Na última edição, Camila Rebelo sagrou-se campeã nos 200m costas e Francisca Martins conquistou o bronze nos 400m livres. Será o que acontecer em Paris a decidir se o hino nacional toca de novo.
🏃 10 a 16 de agosto: Europeus de atletismo (outdoor) Depois de ter conquistado o mundo nos 1500m, Isaac Nader procura conquistar a Europa
🚴 22 de agosto a 13 de setembro: Volta a Espanha João Almeida volta a liderar a UAE numa corrida de três semanas.
🚣 26 a 30 de agosto: Mundiais de canoagem (sprint) Os aparentemente indestrutíveis Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha levam para Poznan trabalho para fazer na prova de K4 500
🎾 23 de agosto a 13 de setembro: US Open Esgotam-se os Grand Slams no ténis.
🏀 4 a 13 de setembro: Mundial de basquetebol feminino Os Estados Unidos procuram chegar ao penta na Alemanha.
🏃 11 a 13 de setembro: World Athletics Ultimate Championship É a estreia do evento que se propõe a ser uma espécie de All-Star Game do atletismo. Vai decorrer em Budapeste e há $10 milhões em prémios para distribuir. Isaac Nader já está qualificado na condição de campeão do mundo dos 1500m.
Isaac Nader após se ter sagrado campeão do mundo nos 1500m
NurPhoto
🚴 20 a 27 de setembro: Mundiais de ciclismo No que à prova de estrada diz respeito, há 273 quilómetros para percorrer nas ruas de Montreal.
🚴 3 a 7 de outubro: Europeus de ciclismo Na Eslovénia, Tadej Pogacar pode tornar-se no primeiro ciclista a ganhar a prova de estrada em dois anos consecutivos.
🚴 14 a 18 de outubro: Mundiais de ciclismo de pista Na última edição, Portugal apresentou-se desfalcado. Em Xangai, espera-se um regresso em força.
🚣 22 a 25 de outubro: Mundiais de canoagem (maratonas) Portugueses e pagaiadas: a fórmula perfeita para ganhar medalhas. Gualeguaychú, na Argentina, espera por Fernando Pimenta e companhia.
🏟️ 31 de outubro a 13 de novembro: Jogos Olímpicos da Juventude Acontecem no Senegal. Pela primeira vez, a competição vai até ao continente africano.
🏍️ 15 de novembro: GP de Portugal Já sem Miguel Oliveira, o Mundial de Moto GP regressa ao Algarve.
🤾🏻♀️ 3 a 20 de dezembro: Europeu de andebol feminino Portugal está em condições de atingir um feito inédito: apurar-se para duas edições consecutivas. Chéquia, Polónia, Roménia, Eslováquia e Turquia dividem a organização.