Benfica

Morreu Cruz, glória do Benfica bicampeão europeu

Morreu Cruz, glória do Benfica bicampeão europeu
SL Benfica

Com 343 jogos realizados pelas águias, o lateral-esquerdo foi titular nas duas finais que deram os títulos continentais ao clube. Oito vezes campeão nacional, esteve presente nos convocados para o Mundial 1966

Morreu Cruz, glória do Benfica bicampeão europeu

Pedro Barata

Jornalista

Fernando da Conceição Cruz, célebre no futebol somente como Cruz, morreu aos 85 anos, vítima de doença prolongada. Figura do Benfica bicampeão europeu, o clube da Luz, em comunicado, lamentou "profundamente o desaparecimento de um dos mais lendários jogadores da história" dos encarnados.

Natural de Cabanas de Viriato, chegou muito jovem à formação das águias. Estreou-se pela equipa principal em 1959/60, mesmo antes da era de ouro do Benfica, na qual teve papel de destaque.

Entre 1959/60 e 1969/70, o lateral-esquerdo realizou 343 jogos pelo Benfica, apontando somente um golo. O auge da carreira deu-se em 1960/61 e 1961/62, ajudando os lisboetas a conquistarem a Taça dos Clubes Campeões Europeus em duas temporadas consecutivas.

Na primeira dessas façanhas, Cruz disputou nove encontros, enquanto na segunda somou sete desafios. Em ambas as finais — a de 1961 diante do Barcelona, a de 1962 contra o Real Madrid —, o defesa foi titular.

Sempre muito utilizado ao longo da fantástica década de 1960 do Benfica, Cruz ganhou a I Liga oito vezes. Conquistou, ainda, a Taça de Portugal em três ocasiões. Convocado para o Mundial 1966, não somou qualquer minuto na caminhada dos 'magriços' até ao terceiro lugar em Inglaterra.

Em 1970, ainda emigraria para França, onde integrou o primeiro plantel da história do Paris Saint-Germain, clube fundado naquele ano.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt