Benfica

Benfica suspeito de violar sanções contra clubes russos e Rui Costa vai ser constituído arguido

Benfica suspeito de violar sanções contra clubes russos e Rui Costa vai ser constituído arguido
NurPhoto

Em causa o recebimento de 70 mil euros por parte do Lokomotiv, depois dos russos venderem Germán Conti ao Racing. O Benfica ainda tinha uma parte do passe e o dinheiro chegou às contas encarnadas, mas o Ministério Público bloqueou a operação. Clube português assegura que quando soube da transferência fez cessar imediatamente os efeitos do contrato

Rui Costa, em representação da SAD do Benfica, vai ser constituído arguido, por violação da legislação europeia sobre as sanções aplicadas a entidades e interesses russos, implementadas após a invasão da Ucrânia. A notícia foi avançada pelo “Correio da Manhã” e pela CNN e o processo está relacionado com uma verba recebida pelos encarnados após a venda de Germán Conti pelo Lokomotiv Moscovo ao Racing. O Benfica, que diz ter cedido sem contrapartidas o argentino ao clube russo em 2023, ainda detinha uma parte do passe do central quando este foi vendido pelo Lokomotiv. 

Em comunicado, o Benfica esclareceu que o “clube russo transferiu” para os encarnados “o montante correspondente a essa percentagem: 70 mil euros”, tendo sido o negócio validado pela FIFA. O Ministério Público bloquearia depois a transferência quando se soube que nessa data o Lokomotiv já estaria abrangido por sanções da União Europeia. O Benfica garante que nesse momento “fez cessar imediatamente os efeitos do referido contrato e recusou receber qualquer pagamento”. 

“Quer a venda do jogador que deu lugar ao pagamento do valor acima referido ao Benfica, quer o pagamento daquele valor, que viria a ser bloqueado por ordem do Ministério Público, não eram do conhecimento ou da responsabilidade do Presidente Rui Costa”, aponta ainda a comunicação do clube. 

Ainda assim, as diligências do Ministério Público avançaram. Uma primeira inquirição foi marcada para julho, mas coincidindo a data com a apresentação do plantel e com uma reunião do plenário dos órgãos sociais, acabou adiada pelo MP a pedido de Rui Costa. O Benfica diz que aguarda um novo agendamento.

"Nem o clube, por via dos seus serviços, nem a instituição financeira que acompanhou a questão, na altura, identificaram alguma anomalia na operação", assegura o Benfica.

Germán Conti foi contratado pelo Benfica em 2018/19 ao Colón da Argentina, mas nunca se impôs no futebol português. Fez apenas 10 jogos pelos encarnados, que o emprestaram depois sucessivamente ao Atlas, Bahia e América Mineiro. Em 2023 saiu definitivamente dos quadros do clube da Luz, seguindo para o Lokomotiv, que o cedeu pouco depois ao Colón, por empréstimo, e depois o vendeu ao Racing. É agora jogador do Gimnasia.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt