Andreas Schjelderup foi condenado a 14 dias de prisão, com pena suspensa, por um tribunal de Copenhaga, por partilhar um vídeo com conteúdo sexual envolvendo menores de idade.
Há pouco mais de uma semana, o extremo norueguês do Benfica confessou numa longa publicação no Instagram que, quando jogava no Nordsjaelland em 2023/23, por empréstimo do Benfica, havia cometido o “erro estúpido” de partilhar com amigos o vídeo em questão, informando que seria ouvido em tribunal ainda durante o mês de novembro.
O julgamento aconteceu esta quarta-feira na capital dinamarquesa, com o jogador de 21 anos a escapar a uma pena de 20 dias de prisão efetiva, pedida pelos procuradores. De acordo com o jornal norueguês “VG”, o juiz Mathias Eike sublinhou que se decidiu por uma pena mais leve tomando em conta a confissão de Schjelderup e o seu arrependimento. O facto do jogador ter apenas partilhado o vídeo e não o ter procurado ativamente também foi considerado fator atenuante.
Durante o julgamento, Schjelderup confessou que recebeu o vídeo sexual “no Snapchat como uma piada de mau gosto” e assegurou que viu apenas “os primeiros segundos” do mesmo antes de o partilhar com um grupo de amigos num chat. Passados poucos segundos, frisou, terá percebido que havia partilhado um vídeo ilegal, apagando-o do grupo em questão e do seu telemóvel.
A defesa do avançado do Benfica ainda não decidiu se irá recorrer da decisão.
O “VG” aponta ainda que, por ter agora registo criminal, Andreas Schjelderup poderá ter problemas no processo de pedir visto para os Estados Unidos, um dos países que irá receber o Mundial 2026, para o qual a Noruega acabou de se qualificar.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt