Eleições Benfica 2025

Mais secções de voto para menos tempo de espera: como o Benfica vai tentar acelerar a segunda volta das eleições

Mais secções de voto para menos tempo de espera: como o Benfica vai tentar acelerar a segunda volta das eleições
DIOGO FARIA REIS

José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica, revelou as medidas que o clube vai adotar na segunda volta das eleições, no próximo sábado, para que o processo de votação não demore tanto quanto se viu na primeira ronda

Mariana Rebocho

Jornalista

Depois de uma primeira volta que ficou marcada pela disputa entre seis candidatos para os encarnados e a grande adesão dos sócios, o Benfica já prepara tudo para o duelo entre Rui Costa e Noronha Lopes.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG), José Pereira da Costa detalhou, em entrevista à BTV, todos os preparativos para a segunda volta, das eleições dos Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica, marcada para o próximo sábado, 8 de novembro.

Um dos grandes objetivos do clube é contornar as peripécias que decorreram na primeira votação, nomeadamente o tempo de espera. No dia da eleição, alguns adeptos surpreenderam-se com as filas no Estádio e disseram-no na reportagem feita pela Tribuna Expresso.

Nesse sentido, José Pereira da Costa adiantou que espera reduzir entre quatro a cinco vezes o tempo de espera para o voto e que nenhum sócio demore mais do que 20 a 40 minutos para votar. Para isso serão instalados mais secções de voto, nomeadamente em Loures e na Amadora. "Aumentámos significativamente o número de cabines de voto, para que os sócios tenham acesso mais rápido e possam votar o mais rapidamente possível", explicou o dirigente.

O Presidente da MAG adiantou também que as listas mantêm-se com a mesma designação, ou seja, letras F (para Noronha Lopes) e G (para Rui Costa).

Quanto ao tempo de contagem esperam conseguir ser mais rápidos que na primeira volta, para isso o clube apostou em "301 postos de check-in e 472 urnas". José Pereira Costa admitiu também que gostaria de ver uma adesão tão grande quanto a da primeira volta, onde se registou o recorde de mais 85 mil sócios a exercer o direito ao voto. O Presidente da MAG demonstrou o desejo de ultrapassar os 100 mil sócios e acredita que pode ser uma meta possível.

DIOGO FARIA REIS

Uma primeira volta histórica

As águias foram à primeira ronda de votos a 25 de outubro, mesmo dia do confronto com o Arouca, com uma goleada de 5-0.

As urnas abriram às 8h30 e encerram às 22h e mesmo com a chuva forte, cerca de 85.422 sócios votaram entre os seis candidatos em lista.

Além de uma grande adesão para votar, também houve um grande tempo de espera para saber-se os resultados. A vitória só foi conhecida por voltas das 16h do dia seguinte, mais de 30 horas após a abertura das urnas, onde mostrava Rui Costa como vencedor (42,13%), mas não conseguiu atingir a maioria absoluta, fazendo o clube ir à segunda volta que Noronha Lopes - candidato que ficou em segundo lugar com 30,26% do votos - apontou que não abdicaria.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt