Exclusivo

Ciclismo

A Volta a Portugal explicada pelo Sr. Grandíssima, que vai na sua 40.ª edição seguida: “Não há uma única etapa que não tenha um interesse”

A Volta a Portugal explicada pelo Sr. Grandíssima, que vai na sua 40.ª edição seguida: “Não há uma única etapa que não tenha um interesse”
Arquivo "A Capital"

Arranca na quarta-feira a 86.ª Volta a Portugal, o evento por excelência do verão português. E este ano será muito mais dura, com metade das etapas a terminarem em contagens de montanha. Joaquim Gomes, diretor da prova, que se prepara para a sua 40.ª participação consecutiva entre as 18 como ciclista e as seguintes na organização, explica a opção por terrenos mais acidentados, da ginástica necessária para montar o puzzle, das tiradas que poderão decidir. E fala das ausências

Agosto. Calor, praia, emigrantes de regresso a casa, festas populares. E, claro, Volta a Portugal. Talvez tenhamos de colocar aqui outra constante deste querido mês: Joaquim Gomes. A edição número 86 da Grandíssima será a 40.ª consecutiva com a presença do antigo ciclista feito diretor da prova. Na primeira, em 1985, era um jovem de 19 anos, integrado numa seleção nacional. Venceu em 1989 e 1993, foram vários os pódios, mais ainda os top 10, naqueles anos 90 que seriam a era de ouro do ciclismo corrido em Portugal. Deixou as bicicletas em 2002 e logo na edição seguinte assumiu a gestão da Volta. 

Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt