Ciclismo

Ciclismo de pista: Iúri Leitão é campeão da Europa de omnium

Iúri Leitão a pedalar no velódromo de Paris, onde conquistou a prata olímpica em 2024
Iúri Leitão a pedalar no velódromo de Paris, onde conquistou a prata olímpica em 2024
SEBASTIEN BOZON

O duas vezes medalhado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 juntou mais um ouro ao seu currículo: em Konya, na Turquia, sagrou-se campeão europeu no omnium, numa prova que soube gerir com mestria antes do ataque final. Este é já a 10ª medalha de Leitão em Campeonatos da Europa

Medalhas de ouro em Campeonatos da Europa de ciclismo de pista é coisa que já não faltava a Iúri Leitão, duas delas conquistadas há um ano em Heusden-Zolder, no scratch e na corrida por pontos. No total, eram cinco os títulos europeus que o ciclista de Viana do Castelo já tinha no currículo, às quais ainda há que juntar duas pratas e dois bronzes.

Esta quarta-feira, em Konya, na Turquia, juntou-se-lhes um ouro especial: na mais complexa das corridas do ciclismo de pista, por conter quatro disciplinas numa única competição, Leitão sagrou-se campeão europeu do omnium, a mesma prova em que foi prata nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e onde já havia conquistado um título mundial, em 2023.

O ciclista de 27 anos começou a todo o gás, sendo o melhor no scratch e na tempo race, antes de cair cedo na corrida de eliminação, onde foi apenas 15º. A corrida por pontos definiria tudo e aí o ciclista português foi hábil na gestão da corrida.

Partiu para o último tramo do omnium em segundo e manteve-se na expectativa perante o ataque prematuro do britânico Henry Hobbs. Foi recolhendo importantes pontos antes de conseguir, já na parte final da corrida, mais vinte pontos por ultrapassar o pelotão.

No total, Leitão somou 140 pontos, ficando à frente do neerlandês Yanne Dorenbos (131 pontos) e do alemão Roger Kluge (126 pontos).

Iúri Leitão ainda vai participar no madison nesta edição dos Europeus de ciclismo de pista, prova em que foi campeão olímpico em Paris. Na prova, marcada para o início da tarde de Lisboa, terá como companheiro Diogo Narciso.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt