Expresso

Duplantis e o Mondo a seus pés – aí está mais um recorde mundial para o saltador sueco

Duplantis e o Mondo a seus pés – aí está mais um recorde mundial para o saltador sueco

Armand Duplantis, mais conhecido por Mondo, voltou a fazê-las: o jovem sueco de 22 anos bateu novamente o recorde mundial do salto com vara, colocando-o agora nos 6,19 metros, durante uma prova em Belgrado, na Sérvia

Ele nem sabe o porquê, simplesmente um dia um italiano amigo da família metade-americana-metade-sueca resolveu dar-lhe uma alcunha: Mondo. Havia algo de profético nesse apodo, porque Armand Gustav Duplantis tornar-se-ia, anos mais tarde, num recorde em forma de pessoa: ninguém saltou mais alto que ele com uma vara a ajudar ao embalo que sustenta o voo.

Bateu o recorde mundial da vara pela primeira vez a 8 de fevereiro de 2020, ultrapassando a fasquia colocada em 6,17 metros, em Torun, na Polónia. Uma semana depois juntaria um centímetro à marca, em Glasgow, na Escócia. Meteu-se a pandemia e o favoritismo que Mondo Duplantis tinha para Tóquio 2020 transferiu-se sem mácula para Tóquio 2021. Garantido o ouro, com os rivais a léguas, o rapaz que nasceu nos Estados Unidos mas optou por competir pela Suécia natal da sua mãe tentou o recorde mundial no maior dos palcos, sem sucesso.

Mas era uma questão de tempo.

mondo duplantis finally clears 6.19 new pb, world lead and WORLD RECORD!!! 🔥🔥🔥 pic.twitter.com/wknWm3p4pP

— ☕️ | #LabanEJ (@espressoroll) March 7, 2022

Galguemos para esta segunda-feira, em Belgrado. Ele com as suas meias altas à futebolista, imagem de marca que parece tornar ainda mais jovial a meninice que não lhe quer sair da cara. Falha a primeira tentativa a 6,19. Não vence a fasquia também na segunda. À terceira, ela abana, mas não cai. Ele sai desvairado do colchão, abraça os seus – diz o “L’Equipe” que o sueco tentou cinquenta vezes ultrapassar os 6,19 até conseguir reforçar o seu recorde mundial.

Prodígio que aos três anos já saltava num colchão improvisado no quintal da casa de família, no estado do Louisiana – o pai Greg foi também ele saltador à vara -, Armand Duplantis surge como o mais próximo de herdeiro que pode ser apontado a Sergey Bubka, o extraordinário saltador ucraniano que bateu o recorde da vara 17 vezes. Aos 22 anos, Duplantis já saltou mais alto que Bubka. Quão mais alto parece não ser uma questão de limites.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt