Foram precisos 99 dias de greve, com conversações difíceis, ameaças e atrasos, mas o sindicato dos jogadores e a Major League Baseball conseguiram finalmente chegar a um acordo que permitirá o regresso dos jogos da liga de basebol dos Estados Unidos. O início da nova época está marcado para 7 de abril.
Com este acordo, o basebol terá uma temporada parecida com o que era normal e não acontecia desde 2019. As últimas duas épocas, diz o “New York Times”, foram interrompidas pela pandemia e por conflitos entre os diferentes intervenientes na modalidade. Há ainda a resolver os casos de mais de 200 jogadores, alguns deles vedetas do desporto, que não têm contrato com nenhum clube.
Outro dos efeitos das conversações é o aumento nos salários dos jogadores mais jovens e um incremento no incentivo às equipas para que participem na competição, entre outras benesses. Nos últimos dois dias, o acordo quase foi por água abaixo depois de um conflito acerca da criação de um sistema de draft – semelhante ao que levou Neemias Queta para a NBA – para jogadores estrangeiros, mas as duas partes chegaram a um compromisso que será desenvolvido mais tarde.
Gerrit Cole, jogador da equipa nova-iorquina dos Yankees e membro do sindicato, mostrou-se aliviado: “Estar novamente em campo é entusiasmante para donos [das equipas], jogadores e adeptos. (…) Penso que este será o primeiro passo para tentar emendar alguns problemas com os fãs, que têm provavelmente andado aborrecidos com este processo, e com toda a razão”.
Em conferência de imprensa citada pelo “NYT”, Rob Manfred, da MLB, foi quem anunciou o regresso à competição. “Peço desculpa aos nossos adeptos. Sei que os últimos meses têm sido difíceis. A certa altura, houve muita incerteza”, afirmou o dirigente.
Diz o “New York Times” que, previsivelmente, a notícia foi bem acolhida pelos fãs da modalidade, mas também pelos atletas. Mike Trout, estrela da MLB, recorreu ao Twitter para deixar uma simples frase: “Vemo-nos no Tempe”. O basebolista refere-se ao centro de treinos dos Angels, no Arizona.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: clubeexpresso@expresso.impresa.pt