Expresso

O AC Milan é campeão italiano 11 anos depois - e Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Serie A

O AC Milan é campeão italiano 11 anos depois - e Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Serie A
Nicolò Campo/Getty

Depois de um longo deserto, a equipa de Milão voltou ao topo da liga italiana, título confirmado com um triunfo por 3-0 frente ao Sassuolo. O internacional português Rafael Leão é o futebolista do ano em Itália

O AC Milan, do português Rafael Leão, voltou a sagrar-se campeão italiano de futebol, 11 anos depois do último título, após vencer o Sassuolo por 3-0, na 38.ª e última jornada.

A jogar fora, os ‘rossoneri’, que apenas necessitavam de um empate para garantir o título, venceram com golos de Giroud (17' e 32') e Kessie (36'), com três assistências de Leão, de nada valendo o triunfo do Inter Milão na receção à Sampdoria (15.ª), também por 3-0.

Campeão pela última vez em 2010/11, o AC Milan, treinado por Stefano Pioli, voltou a conquistar o ‘scudetto’, o 19.º da sua história, igualando a marca do Inter Milão, mas longe da recordista Juventus, que já soma 36.

No recinto milanês Giuseppe Meazza, os campeões em título do Inter adiantaram-se no marcador, aos 49 minutos, por intermédio de Perisic e chegaram ao 3-0 final graças ao ‘bis’ de Correa (55 e 57), contentando-se com o segundo lugar na Serie A.

Antes, o Nápoles (terceiro) visitou e bateu o 16.º, Spezia, igualmente por 3-0, com golos de Politano, Zielinski e Demme, respetivamente aos quatro, 25 e 36 minutos.

Leão é o melhor jogador da temporada

Além do título, o português Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Série A na época 2021/22. Em comunicado, a Liga informou da atribuição do troféu de melhor jogador ao internacional português, após o jogo da última jornada com o Sassuolo, que fechou a época com 11 golos e 10 assistências.

Rafael Leão, de 22 anos, conquistou o seu primeiro título no futebol sénior na terceira temporada no emblema italiano, e terminou a época como melhor marcador dos milaneses, a par do francês Oliver Giroud.

Da parte da Liga, o dirigente Luigi De Siervo enalteceu as características de Leão, “um símbolo do AC Milan campeão” e um futebolista “imprevisível, na força atlética e velocidade, que o tornam um jogador de topo”.

A Liga nomeou ainda Maignan (AC Milan) como melhor guarda-redes da época 2021/22, Stefano Pioli (AC Milan) o treinador e Brozovic (Inter) o melhor médio.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt