Fórmula 1

Primeira corrida da época na Fórmula 1, primeiro desastre na Alpine e lá se foi a cúpula da equipa

BAHRAIN, BAHRAIN - MARCH 01: Pierre Gasly of France driving the (10) Alpine F1 A524 Renault on track during final practice ahead of the F1 Grand Prix of Bahrain at Bahrain International Circuit on March 01, 2024 in Bahrain, Bahrain. (Photo by Clive Mason/Getty Images)
BAHRAIN, BAHRAIN - MARCH 01: Pierre Gasly of France driving the (10) Alpine F1 A524 Renault on track during final practice ahead of the F1 Grand Prix of Bahrain at Bahrain International Circuit on March 01, 2024 in Bahrain, Bahrain. (Photo by Clive Mason/Getty Images)
Clive Mason // Getty Images

A temporada muda mas os problemas continuam. Os maus resultados da Alpine levaram à saída prematura de vários técnicos, obrigando a fazer alterações de última hora para garantir a sobrevivência da equipa na próxima temporada

Os pneus ainda não esfriaram desde a corrida no Bahrain e as tensões dentro da Alpine parecem anunciar uma das piores temporadas para a equipa francesa desde que se estreou na Fórmula 1. A somar aos fracos resultados obtidos nos últimos dois anos, que fizeram a equipa descer para os últimos lugares do Campeonato Mundial, juntam-se agora as demissões do diretor técnico, Matt Harman e do chefe de aerodinâmica, Dirk de Beer.

Na verdade, a situação atual da Alpine é apenas a ponta do iceberg de uma crise interna que assombra a equipa desde a última temporada. No verão passado, a equipa decidiu que estava na altura de fazer algumas remodelações e anunciou a saída do CEO, Laurent Rossi, do chefe de equipa, Otmar Szafnauer, do diretor técnico, Pat Fry, e do diretor-desportivo, Alan Permane.

A demissão de Harman e Beer, contudo, foi anunciada logo a seguir ao Grande Prémio do Bahrain, a primeira corrida desta temporada, depois de uma desastrosa performance da Alpine que resultou num P17 e P18 para os dois pilotos da equipa. Os rumores dentro do paddock, contudo, terão começado muito antes.

Segundo a RacingNews365, a decisão terá sido tomada antes da apresentação oficial do A524 que, na altura, a Alpine garantiu ser um carro “agressivo” e preparado para superar os fracos resultados obtidos em 2023. Durante a apresentação do monolugar, Harman afirmou que só o volante tinha “sobrevivido” em relação ao carro do ano anterior - consciente de que nem ele próprio sobreviveu às alterações da equipa francesa.

Esta quarta-feira, também Bob Bell deixou o cargo de consultor da equipa, colocando um ponto final na sua parceria com a Renault, grupo com quem trabalhava há mais de 20 anos.

Mudar radicalmente a estrutura técnica da Alpine, em pleno início de temporada, parece ser um risco que o chefe da equipa, Bruno Famin, está disposto a correr. À semelhança do que a McLaren fez no último ano, a equipa francesa vai passar a ter três diretores técnicos com Joe Burnell (engenharia), Ciaron Pilbem (desempenho) e David Wheater (aerodinâmica).

Para Otmar Szafnauer, antigo chefe da Alpine, o período turbulento que a equipa enfrenta reflete as “más decisões” tomadas no passado e que agora comprometem o desempenho e a estabilidade da equipa. “Demitir pessoas e não dar segurança à equipe do ponto de vista psicológico traz esse resultado mais tarde”, afirmou à plataforma “Viaplay”, dos Países Baixos.

ALPINE NA MIRA DA ANDRETTI?

Depois da tempestade deveria vir a bonança, mas no mundo da Fórmula 1, o mais provável é surgirem ainda mais rumores. Com os recorrentes períodos de instabilidade dentro da Alpine, crescem os rumores sobre o futuro da sua parceria com o Grupo Renault.

Na última temporada, ao mesmo tempo que a equipa francesa enfrentava a saída de Otmar Szafnauer e restantes membros, a Renault vendia 25% da Alpine a um grupo de investidores norte-americanos.

Os mais recentes rumores falam da possibilidade da Andretti-Cadillac comprar a Alpine e antecipar a sua entrada na F1. Depois da proposta para a entrada de uma 11.ª equipa no grid, já a partir de 2025, ter sido recusada pela FIA, a equipa de Michael Andretti ainda tem a possibilidade de fazer parte da modalidade se decidir adquirir a Alpine.

Texto de Mariana Jerónimo, editado por Diogo Pombo.

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