Fórmula 1

Verstappen ganhou na dança das paragens do GP Catar e o Mundial de Fórmula 1 só será decidido na última corrida

Verstappen ganhou na dança das paragens do GP Catar e o Mundial de Fórmula 1 só será decidido na última corrida
Rudy Carezzevoli

O tetracampeão da Red Bull fez valer a sua estratégia, vencendo a penúltima corrida da época. Norris poderia ter selado o triunfo no Mundial, mas só foi quarto, com Piastri segundo e Sainz terceiro. O britânico vai para o desfecho de 2025 com 12 pontos de vantagem para o neerlandês e 16 para o australiano

Verstappen ganhou na dança das paragens do GP Catar e o Mundial de Fórmula 1 só será decidido na última corrida

Pedro Barata

Jornalista

A coroa pode sair de Max Verstappen, mas ele não a irá ceder facilmente. O neerlandês pode não chegar ao penta, só que isso apenas sucederá se o levarem aos limites e o superarem, ele oferecerá nada.

Chegados ao 23.º de 24 Grande Prémios em 2025, Lando Norris poderia ter já festejado o título. No entanto, entre paragens e paragens, a noite no circuito de Lusail não saiu como o britânico pretenderia. Foi apenas quarto, vendo os dois homens que ainda o podem ultrapassar na liderança do Mundial terminarem nas duas primeiras posições.

Verstappen partiu de terceiro, com Norris segundo e Piastri primeiro. O neerlandês da Red Bull começou logo a superar o britânico da McLaren, para desilusão da parada de estrelas britânica — Beckham, Mo Farah, Rio Ferdinand, Gordon Ramsay — que se encontrava em Doha.

Max, eficaz na gestão dos pneus, acabaria por conseguir a 70.ª vitória da carreira. Vai vivo nas contas do Mundial para Abu Dhabi. "Vamos lutar até final", disse a equipa da Red Bull pelo rádio após o neerlandês ter visto a bandeira de xadrez.

Oscar Piastri foi segundo, Carlos Sainz intrometeu-se na batalha dos melhores e foi terceiro, isto depois de ter saído de sétimo. Lando Norris foi apenas quarto.

James Sutton - Formula 1

Na disputa do Mundial, três pilotos vão para o GP Abu Dhabi podendo sonhar com a glória: Lando Norris tem 408 pontos, mais 12 que Verstappen, que soma 396. Piastri está a quatro pontos do neerlandês e a 16 do colega de equipa, com 392 pontos.

Foi a primeira vez na história do GP Catar, que entrou na Fórmula 1 em 2021, que houve trocas na liderança. Verstappen, que parou logo à sétima volta, viu a sua abordagem sair certeira. O tetracampeão trocou de pneus sempre antes dos adversários, decidindo-se a corrida quando, a 16 voltas do fim, Piastri parou, fazendo-o Norris na volta seguinte. Quando esse entre e sai estabilizou, Max era líder, com Piastri segundo e Norris apenas quinto. O britânico superou Antonelli, mas não Sainz.

Tudo fica, assim, por decidir na derradeira corrida. Norris 408, Verstappen 396, Piastri 392. Os números que marcarão os próximos dias.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt