A final da Supertaça feminina joga-se esta sexta-feira às 20h45, no Estádio do Restelo, entre o Benfica e o Sporting, depois das duas equipas terem derrotado o Damaiense e o Racing Power, respetivamente, numa competição disputada a quatro, ao contrário do que acontece no masculino. Trinta minutos antes estará a ser dado o apito inicial do Farense - Sporting, jogo que abre a 3.ª jornada da I Liga. O que quer dizer que, durante boa parte do tempo, os encontros estarão sobrepostos.
A situação não agradou à treinadora do Sporting, Mariana Cabral, que na conferência de antevisão ao encontro com o Benfica sublinhou que é “uma falta de respeito” ver um jogo tão importante para o calendário feminino disputar-se à mesma hora de um encontro da equipa masculina do Sporting na I Liga.
“Haver dois jogos ao mesmo tempo é uma enorme falta de respeito por todas as jogadoras do Sporting, do Benfica e por todas as pessoas que trabalham no futebol feminino. Acho que as instituições devem intervir nestes casos. Não faz qualquer sentido o que vai acontecer”, disse, sublinhando ainda que “é uma pena” esta situação, num dia em que as duas equipas querem “promover o futebol feminino, que seja mais visto”.
O calendário do futebol feminino, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Futebol, é conhecido desde 30 de abril, quando foram apresentadas duas possíveis datas para a final da Supertaça e para o jogo de 3.º e 4.º lugares: 23 ou 24 de agosto. A 17 de julho, as datas da prova ficaram finalmente definidas. Meias-finais no dia 17 de agosto e final para 23 de agosto, com transmissão televisiva na RTP1.
O comunicado oficial da Liga a marcar as quatro primeiras jornadas da I Liga foi apresentado seis dias depois, a 23 de julho. Os clubes participam nas reuniões que antecedem as marcações dos jogos.
A opção da FPF em marcar a final da Supertaça feminina para esta sexta-feira ter-se-á prendido com a proximidade de jogos importantes para Benfica e Sporting na Liga BPI e Liga dos Campeões, apurou a Tribuna Expresso. As duas equipas estreiam-se no campeonato na sexta-feira, dia 30, frente a Torreense e Estoril, respetivamente. Na semana seguinte, na quarta-feira, as duas equipas portuguesas começam a caminhada na Champions feminina, na qualificação para a fase de grupos, com viagens longas. O Benfica jogará na Bósnia e o Sporting na Islândia.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt