Exclusivo

Futebol internacional

Onde pode Cristiano Ronaldo aterrar nas pautas ofensivas do Manchester United?

Onde pode Cristiano Ronaldo aterrar nas pautas ofensivas do Manchester United?

Blessing Lumueno

Treinador de futebol

Cristiano Ronaldo não é o mesmo jogador que saiu de Old Trafford há 12 anos. Nem o Manchester United é a mesma equipa. O treinador e analista Blessing Lumueno traça o perfil ofensivo do Manchester United de Ole Gunnar Solskjaer e onde pode e deve aparecer o português nos diferentes desenhos táticos do norueguês neste regresso à equipa que o fez explodir para o futebol mundial

Há alguma nostalgia no regresso do melhor jogador português de todos os tempos ao local onde se começou a transformar na lenda que é hoje. Mas há marcadas diferenças no Cristiano que chega e no Ronaldo que hoje regressa. É certo que foi nos vermelhos de Manchester que começou a sua transformação de extremo driblador para avançado goleador, mas não menos certo é que não só, fruto dessa transformação, ele é hoje um jogador completamente diferente, e que necessita de ser aproveitado em contextos bem diferentes dos que fizeram dele um monstro do futebol.

Também o clube perdeu força e estatuto, e hoje já não é um favorito a vencer todas as provas em que participa, por ter sido ultrapassado por Liverpool, Chelsea e Manchester City.

Pela força do contexto, o United é hoje uma equipa a fazer o caminho de chegada aos títulos, e também o CR7, apesar do estatuto de extraterrestre, não tem aos 36 anos o mesmo fulgor de outrora. Por isso, é importante que tanto os responsáveis do Man. United como a maior lenda de Portugal reconheçam que já não pode ser ele referência singular de uma equipa, mas sim que deverá fazer parte de um conjunto soluções onde ele é singular na finalização. Importa, portanto, falar do que a equipa de Ole Gunnar Solskjaer apresenta dentro das quatro linhas.

Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: Lumuenoblessing@gmail.com