Em Manchester, Ruben Amorim não vai dar aulas mais fáceis. Ou os jogadores do United aprendem ou “vão ter problemas”

em Manchester
É uma manhã fria, daquelas em que nos lembramos do que é respirar porque os bafos ganham forma de nuvens brancas. Tal como quem anda por Manchester nestes dias de temperaturas de um dígito, Ruben Amorim agasalha-se o mais que pode. É o primeiro a subir ao relvado do centro de treinos do United, em Carrington. Está acompanhado de um casaco grosso e comprido, calças e também dos compinchas Carlos Fernandes, Emanuel Ferro e Adélio Cândido.
O orvalho está amontoado no laboratório meticulosamente tratado, onde as miúdas verduras parecem ter sido endireitadas com pinças. A um canto há uma pequena bancada. Não tem mais do que duas dezenas de lugares. O que nasce naquele campo não é feito para ser visto por muita gente. Os treinos não passam de ideias anotadas a lápis, não vá o surgimento de outras melhores levarem à eliminação das anteriores. É a uns quilómetros de distância, em Old Trafford, que Ruben Amorim quer deixar o nome gravado. É esse estádio que vai visitar pela primeira vez esta quinta-feira para defrontar o Bodø/Glimt.
“Toda a gente me disse que ia ser um dia especial. Só quero ganhar o jogo e dar essa alegria aos adeptos. Antes do jogo, vai ser uma sensação nova, mas, depois do apito inicial, vai ser só mais um jogo”, lançou o treinador português que recusa comparações com o contexto em que trabalhou anteriormente. “É difícil comparar coisas. Estamos num nível diferente. Esta é uma liga diferente, é mais difícil do que em Portugal, mas também tenho jogadores mais experientes.”
Enquanto a ambição na Premier League está feita num átomo, a Liga Europa – que José Mourinho venceu com os red devils em 2016/17 – poderá fazer Ruben Amorim acreditar que as suas mãos vão ter uma taça entre a companhia uma da outra. Apesar de admitir começar a dar uso às noções de gestão, Ruben Amorim enfatizou a necessidade do Manchester United ter uma “ideia clara de como jogar” com “toda a gente na mesma página”.
A estreia de Ruben Amorim deu spoiler aos adeptos do Manchester United, ansiosos por verem o novo treinador ao vivo pela primeira vez em Old Trafford. Por isso, já todos perceberam ao que se refere quando fala em “ideias claras”.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: fsmartins@expresso.impresa.pt