Exclusivo

Futebol internacional

Portugal no topo do jogo: criativos portugueses moldam a identidade dos grandes eventos do futebol

2016, o ano em que fomos os maiores na Europa
2016, o ano em que fomos os maiores na Europa
Lars Baron/ Getty Images

Quando se fala de imagem e identidade no futebol, que hoje celebra o seu dia mundial, os reis da bola são os portugueses. Desde o início do milénio que equipas nacionais têm sido responsáveis pela criação da marca de grandes eventos da UEFA e também da FIFA. Tudo começou com o inconformismo de Hélder Pombinho quando há mais de 20 anos foi confrontado com imagens a preto e branco de um Portugal velho e triste que ia ser o anfitrião do Euro 2004

Portugal não brilha só dentro das quatro linhas. Fora delas, a criatividade portuguesa tem deixado uma marca, um carimbo, nos maiores torneios de futebol do mundo. Desde o Euro 2004 até aos Mundiais de futebol e futsal, passando pela Liga das Nações e pelos Mundiais de futebol de praia, os nossos designers transformaram a maneira como vemos e sentimos estas competições, com a criatividade nacional a ser peça-chave na estética destes prestigiados torneios.

O Euro 2028 é mais uma oportunidade de demonstrar este talento, uma vez que a sua marca será desenhada por uma equipa 100% portuguesa. A apresentação oficial do logótipo ocorre em outubro no icónico Piccadilly Circus, em Londres. O projeto está nas mãos de Hélder Pombinho, um nome já incontornável do branding desportivo global, que liderou as marcas dos últimos três Europeus.

“O grande desafio é sempre reinventarmo-nos, criar algo diferente sem perder a essência da competição e, ao mesmo tempo, continuar a cativar os fãs”, começa por dizer Pombinho, que há 25 anos molda a imagem do Euro, desde o Euro 2004 disputado em Portugal.

Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: AAbreu@expresso.impresa.pt