Futebol internacional

Chegou a Manchester a contratação mais cara da era Amorim: Benjamin Šeško é o novo avançado do United

Chegou a Manchester a contratação mais cara da era Amorim: Benjamin Šeško é o novo avançado do United
Ash Donelon

O United confirmou, este sábado, o terceiro reforço para o seu ataque. Após Matheus Cunha e Bryan Mbeumo, o clube contratou Benjamin Šeško, avançado esloveno que estava no RB Leipzig

E pensar que a ideia poderá ter brotado durante uma ida à pesca na Islândia, este verão.

No usufruto da sua fortuna, Jim Ratcliffe, dono do Manchester United que há dois anos comprou uma fatia minoritária do clube, convidou Omar Berrada e Jason Wilcox, os dois homens responsáveis por liderar o projeto dos red devils a passarem uns dias no país, onde o milionário britânico comprou uma série de quintas vizinhas de rios. Em parte para desanuviarem, na outra para alinharem antenas, na pescaria terá ficado decidido, contou o The Athletic, o ataque a alguns jogadores neste mercado de transferências.

Já tinham chegado dois desses alvos ao clube, o brasileiro Matheus Cunha, puxado à linha do Wolves por €74,5 milhões, e o francês Bryan Mbeumo, vindo de arrastão do Brentford a troco de €75 milhões. Com os anzóis recheados de dinheiro, Ruben Amorim ficava com jogadores novos para ocuparem funções atrás do avançado no seu preferido 3-4-2-1. Faltava um homem para a frente.

Nas tertúlias entre sessões de pesca terá sido acordado o avanço para Benjamin Šeško, esloveno que os rumores também deram como pretendido pelo Arsenal, antes de os londrinos comprarem Viktor Gyökeres, supostamente surripiando-o ao United que também desejava Hugo Ekitiké, avançado que acabou no Liverpool. Carrosséis de boates à parte, o lado vermelho de Manchester acabaria por se concentrar no avançado do RB Leipzig.

Após Amorim ter falado com Šeško na passada semana, escreve também o The Athletic, numa videochamada para se conhecerem e ele o convencer de vez, o United confirmou, este sábado, a contratação do internacional esloveno. Assinou contrato de cinco épocas.

“Nas duas últimas épocas, Šeško marcou mais golos do que qualquer outro jogador sub-23 nas cinco principais ligas. O jogador, de 22 anos, marcou 21 golos e teve seis assistências pelo RB Leipzig na última temporada”, assinalaram os red devils, vendo o copo como lhes convém: desses golos, apenas 13 surgiram na Bundesliga, parco registo para um especialista em balizas adversárias contratado agora por uma equipa sedenta de regressar ao topo da Premier League.

No comunicado, o clube inglês lembrou ainda as 41 internacionalizações e 16 golos ao serviço da Eslovénia, país pelo qual se tornou o mais jovem de sempre a estrear-se pela seleção - jogou contra Portugal nos oitavos de final do último Europeu, em 2024, num embate que seria decidido nos penáltis.

“A história do Manchester United é, obviamente, muito especial e estou muito entusiasmado com o que me espera”, disse o jogador, que é a terceira contratação para o setor mais ofensivo do United, depois das chegadas de Cunha e Mbeumo.

Segundo a imprensa britânica, a contratação de Šeško deverá custar 85 milhões de euros, mais bónus, aos cofres do Manchester United. Antes de duas épocas no Leipzig, o futebolista esloveno, que iniciou a formação no Domzale, jogou também nos austríacos do Liefering e no Red Bull Salzburgo.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: dpombo@expresso.impresa.pt