Ashvir Singh Johal é o primeiro treinador Sikh em Inglaterra. Problema: não tem jogadores a quem dar ordens
Morecambe FC
O treinador de apenas 30 anos foi contratado pelo Morecambe FC, da quinta divisão inglesa. Nos patamares mais altos do futebol do país, ninguém lhe ganha em termos de juventude. No passado, foi adjunto de Cesc Fàbregas e Kolo Touré
Ser treinador já não é fardo que apenas interesse às ancestrais figuras do futebol, remetidas a ele quando o corpo começa a ranger e a carreira de jogador fica comprometida. Agarrar na prancheta é uma paixão cada vez mais antecipada que cria técnicos em modo startup.
Veio em avalanche a vaga de treinadores precoces, realidade que também atingiu Portugal. Em Inglaterra, o exemplo máximo é Fabian Hürzeler, o suíço-alemão nascido nos Estados Unidos que, aos 32 anos, comanda o Brighton, na Premier League. Descascando ainda mais as camadas da cebola, encontra-se no Morecambe FC aquele que mais se enfrascou no elixir da juventude nos cinco primeiros patamares do futebol britânico.
Ashvir Singh Johal agarrou no certificado do nível inicial do curso de treinador quando tinha 16 anos. Não passou uma eternidade desde esse dia. Adicionado ao grupo dos 30, foi contratado pelo Morecambe, da quinta divisão (National League), tornando-se no primeiro treinador Sikh - religião com origem no Punjab, praticada por 25 a 30 milhões de pessoas, segundo o World Population Review - a orientar uma equipa profissional no seu país.
No começo, Johal talvez tenha que desempenhar funções que excedem o ofício para o qual foi contratado. Tudo porque a "BBC" contou apenas cinco jogadores com contrato no momento da sua apresentação oficial. Por agora, não tem a quem dar ordens.
“A prioridade imediata é identificar os jogadores que precisamos para assegurar que o Morecambe pode ter um bom desempenho na National League”, afirmou. Apesar da tentativa de novo rumo, o objetivo não vai além da manutenção. Não seria mau para um clube em queda livre.
Ashvir Singh Johal quando orientava os sub-18 do Leicester
Plumb Images
O Morecambe desceu de escalão na temporada passada e não obteve imediatamente a licença necessária para competir na quinta divisão devido a problemas financeiros. O emblema de Lancashire não só esteve impedido de fazer contratações, como foi forçado a adiar as três primeiras jornadas do campeonato.
A situação foi remediada quando o consórcio Panjab Warriors, composto também por devotos da religião Sikh, adquiriu o clube. Na sequência, o eleito para liderar a equipa na nova era do projeto foi um dos treinadores mais jovens com licença UEFA Pro.
Ashvir Singh Johal distribuiu os primeiros cones na formação do Leicester, clube da cidade em que nasceu. Não tardou a dar o salto para o futebol profissional e sempre em boa companhia: auxiliou Kolo Touré, no Wigan, e Cesc Fàbregas, na equipa primavera do Como. Mais recentemente, deu a cara pelo Notts County B, na primeira experiência como treinador principal de seniores.
“Este é o meu sonho desde os 14 ou 15 anos. É o objetivo pelo qual trabalhei. Agora, há uma nova meta: garantir que o Morecambe tenha sucesso como clube.” Tenra idade, um grande desafio.