Futebol internacional

Ruben Amorim foi a Anfield sofrer, mas Manchester United vence o segundo jogo consecutivo

Ruben Amorim foi a Anfield sofrer, mas Manchester United vence o segundo jogo consecutivo
Robbie Jay Barratt - AMA

Vitória por 2-1 em casa do Liverpool, onde o United não vencia desde 2016. Marcaram Mbeumo e Maguire, Gakpo fez o golo dos reds

Falar em duas vitórias consecutivas como um feito não será aquilo que fez Ruben Amorim ir para o Manchester United. Mas há vitórias que valem também pelo que significam: o intranquilo United foi a Anfield bater por 2-1 o campeão em título, o Liverpool, um rival de sempre, num relvado onde os red devils não festejavam desde 2016. E com Amorim, é a primeira vez que o United vence por duas vezes consecutivas na Premier League.

Num jogo eléctrico, a história colocou-se de feição para o treinador português quando logo ao minuto 2 a parceria Amad Diallo-Bryan Mbeumo voltou a mostrar sinais de grande entendimento no lado direito. O camaronês ganhou uma bola aérea a meio-campo e correu para recolher na área o passe de trivela do costa-marfinense, batendo Mamardashvili.

Em desvantagem, o Liverpool apoderou-se da bola e aos 20’ Gakpo enviou a primeira de três bolas aos ferros, sensação que Bruno Fernandes também experimentou minutos depois, numa fase em que o United voltou a criar perigo, num jogo pouco controlado de parte a parte. Ainda na 1.ª parte, Isak falhou isolado, com Lammens bem a fechar o caminho para a baliza.

Ash Donelon

O segundo tempo voltou a ser de grande pressão na área do United, com Gakpo de novo a acertar nos ferros aos 50’, antes de Salah, bem posicionado, rematar ao lado após boa mancha de Lammens, que começa a dar garantias a Amorim na baliza. Depois de vários falhanços, Gakpo acertou finalmente na baliza, aos 78’, numa jogada de insistência do Liverpool, uma entre tantas dos reds. 

O que parecia o definitivo virar do encontro seria rapidamente travado pela reação quase imediata do Manchester United, com Maguire, nas alturas, a responder a um cruzamento de Bruno Fernandes aos 84'.

O Liverpool ainda carregou e Gakpo, um dos protagonistas da tarde, por boas e más razões, voltou a falhar um golo feito aos 87’, cabeceando ao lado, com mais do que espaço para fazer melhor. Daí para a frente, a resistência do United foi impedindo a ofensiva do Liverpool, agarrando-se a nova vitória na Premier League, que coloca a equipa de Manchester em 9.º lugar, com 13 pontos, a apenas três pontos do 2.º lugar.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt