Futebol internacional

Ruben Amorim despedido do Manchester United

O último jogo de Ruben Amorim foi contra o Leeds
O último jogo de Ruben Amorim foi contra o Leeds
Robbie Jay Barratt - AMA

O treinador português esteve 14 meses no cargo. Despedimento acontece após críticas à estrutura. Rigidez do sistema tático também não ajudou à longevidade de uma experiência que acabou sem títulos

Ruben Amorim já não é treinador do Mancheste United. O treinador português deixa os red devils sem nenhum título conquistado. O clube considerou ser "o momento certo para uma mudança", explicou em comunicado.

Na véspera da saída, após empatar com o Leeds, o técnico de 40 anos relembrou que foi contratado "para ser o manager do Manchester United, não apenas o treinador". "Esse foi o acordo", reforçou dando a entender que a direção do clube estava a ser afetada pelas críticas externas. "Todos os departamentos têm de fazer o seu trabalho. Eu tenho de fazer o meu. Daqui a 18 meses, seguimos em frente."

Não demorou tanto tempo.

O discurso bombástico motivou uma reunião na manhã desta segunda-feira. O diretor de futebol do Manchester United, Jason Wilcox, e o CEO, Omar Berrada, transmitiram a decisão a Amorim. Apesar da proclamação, o Manchester United vincou na despedia que tomou a "decisão relutante" de se separar do head coach.

Ruben Amorim realizou 63 jogos pelo Manchester United. Ao longo de um percurso que começou em novembro de 2024, quando deixou o Sporting a meio da época, registou 24 vitórias, 18 empates e 21 derrotas. Os red devils estão atualmente no sexto lugar da Premier League.

As rígidas opções táticas de Ruben Amorim, fiel adepto do 3X4X3, têm sido postas em causa. Num momento em que ainda procurava os melhores jogadores para o sistema, segundo o "The Guardian", a direção do Manchester United tornou-se resistente na aprovação de eventuais reforços por não acreditar na sustentabilidade da estrutura tática.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: fsmartins@expresso.impresa.pt