O talento nele abunda, é um lateral raro, obeso na aptidões para atacar, encarar adversários, tirá-los do caminho e contribuir com coisas quando um jogo chega ao momento de tentar marcar golo na baliza dos outros.
Por isso João Cancelo tem uma carreira rara: vespertino a sair do Benfica, do Valência saltou para o Inter, com transbordo na Juventus e destino a três épocas e meia no Manchester City onde mais tempo se aguentou, antes de polvilhar o Bayern de Munique e o Barcelona com as suas raras capacidades, ambos por empréstimo, até decidir, em 2024, ser simpático para a carteira, indo jogar para a Arábia Saudita.
Mas o futebol toma conta dos talentosos e estes atraídos sempre estão às maiores forças gravíticas da bola. Esta terça-feira, de novo com carimbo de empréstimo, João Cancelo foi confirmado como reforço do Barça, um dos maiores clubes do mundo como pode ser dito de outras equipas por onde já andou o português, de 31 anos, ainda bastante a tempo de tentar criar raízes nos maiores campeonatos europeus.
“Agora sim, João Cancelo é de forma oficial novo jogador ‘culer’”, anunciaram os catalães, satisfeitos por terem o regresso do ofensivo lateral, capaz de jogar em ambos os lados, fintar para qualquer lado e potencial o arraial atacante que já se reconhece à equipa treinada por Hansi Flick, recém-vitoriosa da Supertaça de Espanha, ganha ao Real Madrid que, ainda assim, teve em Vinícius Júnior um pesadelo ambulante para Joules Koundé, atual dono da direita da defesa.
Com o francês irá Cancelo discutir um lugar na equipa, chegado à cidade que já conhece com ordem de volta do Al Hilal, clube que detém o seu passe. Em ano de Mundial, é uma notícia risonha para a seleção nacional e o lateral português, que terá o número 2 estampado na camisola quando se puser a correr em Camp Nou, lugar novo para ele - em 2023/24, quando representou o Barça, o estádio ainda estava em obras de remodelação e os blaugrana jogavam em Montjuic, no Estádio Olímpico da cidade.
Emprestado de novo ao Barcelona, o lateral de talento raro para atacar, que há duas épocas deixou quatro golos e cinco assistências no clube esteta, carinhoso com a forma em igual ou maior medida que o conteúdo futebolístico, vai tentar relançar a carreira. João Cancelo devolveu-se à nata do futebol do europeu.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: dpombo@expresso.impresa.pt