Com nove equipas da I Liga em competição, mas ainda quatro representantes dos campeonatos não profissionais, o sorteio dos oitavos e quartos de final da Taça de Portugal dava para múltiplas hipóteses. E, efetivamente, o destino das bolinhas ditou cenários bastante díspares.
Assim, Sporting e FC Porto defrontaram adversários que, no passado recente, foram óbstaculos duros para leões e dragões. A equipa de Rui Borges, detentora do troféu, vais aos Açores medir forças contra o Santa Clara, ao passo que o conjunto de Farioli, que venceu a Taça nas três campanhas anteriores, recebe o Famalicão.
Já o Benfica terá, à partida, tarefa mais fácil nesta ronda. As águias vão a Faro para um compromisso diante do Farense, da II Liga. No entanto, o grande motivo de interesse está já na ronda seguinte.
É que o sorteio dos quartos de final ditou que, caso Benfica e FC Porto vençam nos oitavos, haverá clássico, no Estádio do Dragão, em janeiro. O Sporting, por sua vez, terá, se vencer o Santa Clara, eliminatória contra Vitória SC ou AVS SAD.
No restante sorteio, destaque para o embate entre Lusitano de Évora e Fafe, o que significa que pelo menos um representante da Liga 3, fora do futebol profissional, estará entre os últimos oito da Taça. Quem prevalecer nesse jogo encontrará o SC Braga, que tem, para já, embate contra o Caldas, num caminho muito simpático para os arsenalistas até às meias-finais.
O Vila Meã, única equipa do Campeonato de Portugal, o quarto escalão, em prova, receberá o União de Leiria. O vencedor desse desafio jogará contra o Casa Pia ou Torreense para buscar vaga entre os quatro melhores.
Jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal:
Lusitano de Évora-AD Fafe
Jogos dos quartos de final
FC Porto ou Famalicão-Farense ou Benfica
Casa Pia ou Torreense-Vila Meã ou União de Leiria
Lusitano de Évora ou Fafe-Caldas ou SC Braga
Santa Clara ou Sporting-Vitória SC ou AVS SAD
Os encontros dos oitavos de final da Taça de Portugal serão disputados entre os dias 16 e 18 de dezembro. As partidas dos quartos de final serão já em 2026, entre 11 e 15 de janeiro.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt