O que explica a final perdida?
“Não me apetece muito falar do jogo, não é por aí. É nos momentos, já vínhamos tendo alguns erros e demos sempre a volta, cometemos pontualmente erros aqui e ali, é uma final, pode acontecer isto. É essa a parte negativa que nos impediu de levar mais um título para Portugal. Estava mesmo convencido de que só ia ter de recuperar o do Mundial, agora são dois. Siga, a vida é assim, ficámos sem as duas taças, mas temos de recuperar as duas, pronto.
Estava-me a dar outra vez um gozo dos diabos: cometemos erros, superámo-los, metemo-nos no jogo, mais um erro, voltamos a meter-nos no jogo e acho que na segunda vez é que quisemos muito, quisemos demasiado, quando tínhamos de serenar e ter calma. Quisemos muito ser campeões da Europa e isso levou-nos a cometer alguns erros na segunda parte. A Espanha tem várias transições, sabíamos que na final tínhamos de melhorar isso, mas pronto, faz parte. Mas voltei a ter momentos em que estava mesmo a dar-me gozo, mas depois houve uns em que exagerámos.
Agora paciência, mas olho para esses momentos, de virar e conseguir o empate… É um orgulho muito grande nestes jogadores. Não é por errarmos, não é por sermos ‘vices’ que agora ‘ui, Portugal…’ Não, não. Portugal continua a disputar as oportunidades para ganhar títulos. Não conseguimos, siga, é levantar a cabeça. Há duas taças que já não fazem parte de nós, mas queremos que no futuro façam.”
Os cumprimentos aos jogadores espanhóis no fim
“Há que dar mérito, tiveram muito mérito em aproveitar as pressões exageradas em certos momentos. Estas coisas é sempre assim, é o desporto, é ingrato. Estou de rastos, mas, simultaneamente, orgulhoso deste percurso. Não colocámos a bandeira, vai connosco para Portugal, mas orgulhosamente. O respeito e a admiração pelos adversários, até pelos árbitros com os erros que cometem, continua a ser muito grande, por tudo o que envolve a nossa modalidade - para a engrandecermos. Parabéns à Espanha, mereceram.”
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt