A água do Sena continua suja e os atletas de triatlo não vão poder treinar antes da prova olímpica
Tim Clayton - Corbis
A qualidade da água do rio de Paris, interdita a banhos há mais de 100 anos, ainda não satisfaz os níveis suficientes de qualidade para permitir a entrada de atletas, mas o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos está “confiante” de que a prova de triatlo se realizará no Sena, na terça-feira
A organização dos Jogos Olímpicos cancelou o treino de triatlo, previsto para esta segunda-feira, no rio Sena, devido à chuva de sexta-feira e sábado ter deixado o rio sujo.
O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos, a Federação Internacional de Triatlo e as autoridades locais tomaram a “decisão de cancelar a parte de natação do triatlo de familiarização” prevista para esta manhã, tal como no domingo, porque os “níveis de qualidade da água (...) não oferecem garantias suficientes”, indicaram em comunicado.
O triatlo é o primeiro evento olímpico a ser realizado no Sena, antes da natação em águas abertas na segunda semana dos Jogos Olímpicos de Paris.
Anne Hidalgo, presidente da câmara municipal de Paris, nadou no Sena no dia 17 de julho para comprovar a boa qualidade das águas
A prova de triatlo individual masculino tem início previsto para as 8h de terça-feira (9h em Lisboa), antes da prova individual feminina, à mesma hora, na quarta-feira.
Assim, não haverá reconhecimento prévio do percurso de natação no rio, a partir da ponte Alexandre-III, apesar de o caudal do Sena, dilatado pelas chuvas das últimas semanas, ser três vezes superior ao nível habitual de verão.
Por outro lado, “a familiarização das provas de corrida e de ciclismo decorrerá como previsto” durante o dia, disse a organização, “mantendo-se confiante” de que as provas se realizarão na terça e quarta-feira.
O Governo francês e as autoridades locais investiram 1,4 mil milhões de euros para tornar o Sena e o principal afluente, o Marne, aptos para os banhos, em preparação para os Jogos e depois para o público em geral.