Modalidades

Depois do bronze em Tóquio, o ouro em Copenhaga: Fernando Pimenta sagra-se campeão do mundo de K1 1.000 metros

Depois do bronze em Tóquio, o ouro em Copenhaga: Fernando Pimenta sagra-se campeão do mundo de K1 1.000 metros
Scoop Dyga/Getty

Nos Mundiais de canoagem que se estão a disputar na Dinamarca, o atleta de Ponte de Lima reconquistou o título que tinha vencido em 2018, continuando a realizar um 2021 glorioso, dado que já tinha sido vice-campeão da Europa e 3.º lugar nos Jogos Olímpicos

Lusa e Tribuna Expresso

Fernando Pimenta é o novo campeão do mundo de K1 1.000 metros, após ter vencido a prova que se disputou nos Mundiais de canoagem em Copenhaga. O canoísta português derrotou o húngaro Balint Kopasz, justamente o atleta que, em agosto, havia ficado à sua frente nos Jogos Olímpicos, arrecadando o ouro em Tóquio. Agora, Pimenta foi o mais forte.

O português realizou a prova em 3.25,82 minutos, superando o campeão olímpico por 67 centésimos. O bielorrusso Aleh Yurenia conquistou o bronze, gastando mais 4,65 segundos do que o português.

DeFodi Images

Este continua, assim, a ser um ano cheio de êxitos para Fernando Pimenta. O atleta de Ponte de Lima, de 32 anos, junta este título mundial à medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos e ao vice-campeonato europeu conseguido em junho, na Polónia.

Em Mundiais, em K1 1.000 metros, o canoísta foi campeão do mundo em 2018, em Montemor-o-Velho, segundo classificado em 2017 na República Checa e bronze em 2015 em Itália e 2019 na Hungria. No total das várias distâncias, Fernando Pimenta somou o seu sexto título mundial, num global de 17 medalhas em campeonatos do mundo.

Logo após a vitória, Fernando Pimenta reagiu à conquista, dizendo que se tratou de "uma prova rápida", na qual houve "atletas muito bons, que deram um grande espectáculo". O português assumiu que era "importante terminar este ciclo olímpico com este resultado", voltando a lamentar não ter ficado com o 1.º lugar em Tóquio: "Gostava de também ter vencido a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, mas agora consegui esta conquista", disse.

Este é o segundo pódio de Portugal nos Mundiais, depois do bronze conquistado na canoagem adaptada, em VL2 200, por Norberto Mourão, que foi igualmente bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt