Modalidades

Ju-jitsu dá a Portugal a 8.ª medalha nos Jogos Mundiais: Pedro Ramalho foi prata

Ju-jitsu dá a Portugal a 8.ª medalha nos Jogos Mundiais: Pedro Ramalho foi prata
Francisco Paraiso

No quinto dia de competições em Chengdu, na China, a comitiva portuguesa assegurou nova subida ao pódio, mas o metal da medalha será só conhecido na terça-feira, com a seleção masculina a disputar o ouro no torneio de andebol de praia, já com a prata garantida mesmo que seja derrotada pela Alemanha

Pedro Ramalho conquistou a prata na prova de ju-jitsu, na categoria de 85 kg, elevando para o oito as medalhas de Portugal nos Jogos Mundiais, que decorrem em Chengdu, na China, até domingo.

Além do sucesso de Ramalho, a participação portuguesa assegurou também nova subida ao pódio, mas que será só conhecida na terça-feira, com a seleção masculina a disputar o ouro no torneio de andebol de praia, já com a prata garantida mesmo que seja derrotada pela Alemanha.

Na prova de ne-waza, em ju-jitsu, Pedro Ramalho ainda sonhou com a medalha de ouro, mas acabou por perder a final para Saeed Alkubaisi, dos Emirados Árabes Unidos, por 2-0.

“É bom levar uma medalha, mas o que é bom mesmo é sair daqui a ganhar. Não foi possível, mas de qualquer maneira fico feliz por levar uma medalha para Portugal”, afirmou o atleta em declarações divulgadas no sítio oficial do Comité Olímpico de Portugal (COP) na Internet.

Antes, Ramalho tinha vencido o sul-coreano Hee Seoung Kim e o canadiano Nathan dos Santos, ambos por 2-0 e na fase de grupos, e Abdullah Nada, da Arábia Saudita, por submissão nas meias-finais.

No andebol de praia, Portugal precisou do ‘shoot-out’ (5-2), depois de terem divido vitórias nos dois períodos, para bater a Espanha nas meias-finais e marcar o duelo pelo ouro com a Alemanha, na terça-feira.

Na competição feminina, a seleção nacional também precisou do desempate (12-10) para bater o Vietname, defrontando na terça-feira a China no jogo de atribuição do quinto lugar.

No corfebol, Portugal também vai discutir o sétimo lugar com a China, na terça-feira, após ter sido derrotado pelo Alemanha, por 22-20.

Após o quinto dia, a participação lusa conta com dois ouros, de Diana Gago (minitrampolim duplo) e de Gabriel Albuquerque e Lucas Santos (trampolim sincronizado), duas prata de Lara Fernandes e Guilherme Henriques (ginástica acrobática) e agora Pedro Ramalho (ju-jitsu) e quatro bronzes, dois do canoísta José Ramalho, um da dupla Beatriz Carneiro e Inês Faria (ginástica acrobática) e outro de Miguel Lopes e Gonçalo Parreira (ginástica acrobática).

Os Jogos Mundiais, que começaram na quinta-feira e decorrem até domingo, constituem um evento internacional em que são disputadas modalidades não olímpicas, mas que são reconhecidas pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt