Exclusivo

Modalidades

João Fernando é judoca olímpico e está a tirar o curso para pilotar aviões: “Por mim, faço tudo: vou trabalhar para a TAP e vou aos Jogos”

João Fernando é judoca olímpico e está a tirar o curso para pilotar aviões: “Por mim, faço tudo: vou trabalhar para a TAP e vou aos Jogos”
Nuno Botelho

Esteve em Paris 2024, mas não se compromete com uma ida a Los Angeles 2028: o judoca do Sporting está envolvido noutros afazeres. João Fernando deseja tornar-se piloto de aviões comerciais e o processo para o conseguir tem condicionado o seu treino. Mesmo com todos os constrangimentos, não abdica de nenhum dos objetivos e, por agora, recusa-se a escolher. “Vou levar os meus amigos em viagens”, aponta em entrevista à Tribuna Expresso

O dia do 26.º aniversário não começou propriamente bem para João Fernando. A inspeção ao avião estava feita e a rota traçada. Já sentado no lugar do piloto, recebeu ordem para não descolar e abandonar a cabine. O nevoeiro estava suficientemente denso para intimidar e o instrutor que o acompanhava decidiu zelar pela segurança do aprendiz. Após um pouco compensador despertar às 5h, as comemorações seguiram do Aeródromo Municipal de Ponte de Sôr para Lisboa, a cerca de 140 quilómetros do sítio onde viu o sol nascer.

Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: fsmartins@expresso.impresa.pt