O piloto suíço Noah Dettwiler, da equipa CIP Green Power, encontra-se em estado crítico, mas estável, após um grave acidente ocorrido no domingo, durante a volta de formação para o Grande Prémio da Malásia de Moto3, em Sepang.
De acordo com a organização, o acidente ocorreu quando a moto do espanhol José Antonio Rueda (KTM) colidiu com a parte traseira da de Dettwiler, causando-lhe ferimentos graves. Rueda, que já havia garantido o título de campeão mundial da categoria no início de outubro, no Grande Prémio do Japão, sofreu uma fratura numa das mãos.
Nas últimas horas, Dettwiler foi submetido a várias cirurgias, todas com sucesso, conforme indicado pelos médicos responsáveis pelo tratamento. No entanto, o piloto suíço permanece em estado crítico, sob cuidados intensivos, enquanto a sua condição é monitorizada. Em declarações ao diário espanhol “As”, o responsável médico do MotoGP, Ángel Charte, revelou que Dettwiler, de 20 anos, sofreu “traumatismo cranioencefálico severo, traumatismo toácico e traumatismo abdominal severo”, além de “rotura do baço e fratura exposta da tíbia e perónio”. O piloto necessitou mesmo de ser reanimado e entubado em pista, antes de ser evacuado de helicóptero.
A MotoGP expressou agradecimento pela compreensão dos fãs e pediu, em comunicado, que seja respeitada a privacidade de Noah e da sua família durante este período.
A informação foi avançada pela MotoGP através das suas redes sociais.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt