Motos

Piloto Noah Dettwiler em estado crítico após acidente no Grande Prémio da Malásia de Moto3

Piloto Noah Dettwiler em estado crítico após acidente no Grande Prémio da Malásia de Moto3
NurPhoto

Helvético sofreu vários traumatismos e fraturas num acidente que envolveu ainda José Antonio Rueda, espanhol que já garantiu o título na categoria. Foi submetido a várias cirurgias, com sucesso, mas continua nos cuidados intensivos

O piloto suíço Noah Dettwiler, da equipa CIP Green Power, encontra-se em estado crítico, mas estável, após um grave acidente ocorrido no domingo, durante a volta de formação para o Grande Prémio da Malásia de Moto3, em Sepang.

De acordo com a organização, o acidente ocorreu quando a moto do espanhol José Antonio Rueda (KTM) colidiu com a parte traseira da de Dettwiler, causando-lhe ferimentos graves. Rueda, que já havia garantido o título de campeão mundial da categoria no início de outubro, no Grande Prémio do Japão, sofreu uma fratura numa das mãos.

Nas últimas horas, Dettwiler foi submetido a várias cirurgias, todas com sucesso, conforme indicado pelos médicos responsáveis pelo tratamento. No entanto, o piloto suíço permanece em estado crítico, sob cuidados intensivos, enquanto a sua condição é monitorizada. Em declarações ao diário espanhol As, o responsável médico do MotoGP, Ángel Charte, revelou que Dettwiler, de 20 anos, sofreu traumatismo cranioencefálico severo, traumatismo toácico e traumatismo abdominal severo, além de rotura do baço e fratura exposta da tíbia e perónio. O piloto necessitou mesmo de ser reanimado e entubado em pista, antes de ser evacuado de helicóptero.

A MotoGP expressou agradecimento pela compreensão dos fãs e pediu, em comunicado, que seja respeitada a privacidade de Noah e da sua família durante este período.

A informação foi avançada pela MotoGP através das suas redes sociais.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt