Mundial 2022

Acabou-se o mistério: Tite anunciou os 26 jogadores para o Brasil atacar o hexa e Daniel Alves é um deles

Acabou-se o mistério: Tite anunciou os 26 jogadores para o Brasil atacar o hexa e Daniel Alves é um deles
Masashi Hara

Com oito futebolistas que passaram pelo futebol português, o selecionador brasileiro anunciou esta tarde, no Rio de Janeiro, os escolhidos que vão representar o país que já foi campeão do mundo em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002

Pouco depois das 13 horas cariocas, o Rio de Janeiro tornou-se o epicentro da esperança nacional. Da boca de Tite, o selecionador, saíram finalmente os 26 eleitos para competirem no próximo Campeonato do Mundo, no Catar, que começa a 20 de novembro e se arrasta até 18 de dezembro. Não há mais suspense, agora só angústia até à estreia com a Sérvia.

Um dos maiores mistérios morava na defesa da seleção, que terá pela frente, no Grupo G, também a Suíça e os Camarões. Daniel Alves, futebolista do Pumas do México, foi convocado para jogar o terceiro Mundial da carreira. Tem 39 anos.

Há oito jogadores que passaram por Portugal na lista de Tite: Ederson, Danilo, Alex Sandro, Alex Telles, Éder Militão, Thiago Silva, Casemiro e Raphinha.

Para o ataque, o arsenal à disposição do selecionador brasileiro que procura conquistar o título mundial, uma glória que foge desde 2002 e do cabelo à Cascão de Ronaldo Fenómeno, é tremendo. Para a frente, Tite conta com Neymar, Vinicius Júnior, Antony, Rodrygo, Raphinha, Richarlison, Pedro, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli.

De fora, por exemplo, ficaram Gabigol, do Flamengo, e Roberto Firmino, do Liverpool. A ausência de Philippe Coutinho, criativo do Aston Villa, não foi surpresa, pois uma lesão muscular foi conhecida e anunciada algumas horas antes de Tite falar ao país.

Na baliza há poucas surpresas, com as chamadas de Alisson, Ederson e Weverton, o guarda-redes que acabou de ser campeão nacional pelo Palmeiras de Abel Ferreira.

De acordo com o “Globo Esporte”, os convocados do Brasil – um país campeão do mundo em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 – juntam-se a 14 de novembro, em Turim, para depois, a 19, voarem para o Catar.

A convocatória de Tite

Guarda-redes: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Weverton (Palmeiras);

Defesas: Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (Pumas), Alex Telles (Sevilha), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea), Bremer (Juventus);

Médios: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United)
Paquetá (West Ham), Everton Ribeiro (Flamengo);

Avançados: Neymar (PSG), Vinicius Júnior (Real Madrid), Antony (Manchester United), Rodrygo (Real Madrid), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Pedro (Flamengo), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal).

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt