Mundial 2022

O show de Luis Enrique trouxe Ansu Fati e Sarabia, mas deixou de fora Sergio Ramos e os “portugueses”: a lista de Espanha para o Mundial

O show de Luis Enrique trouxe Ansu Fati e Sarabia, mas deixou de fora Sergio Ramos e os  “portugueses”: a lista de Espanha para o Mundial
PIERRE-PHILIPPE MARCOU/Getty

Ao contrário do que fez no Europeu, o selecionador espanhol chamou 26 jogadores, colocando como objetivo “o infinito”. Porro ou Grimaldo não foram chamados, tal como Sergio Ramos. Gavi, de 18 anos, é o mais jovem espanhol de sempre num Mundial

Quando o assunto são as listas de convocados de Espanha, a expectativa por saber como é que Luis Enrique anunciará os escolhidos é quase tão grande como o desejo de saber quem foram os eleitos. Já houve vídeos a andar de bicicleta ou o uso de caricas para representar jogadores e, para revelar os futebolistas que estarão com la roja no Catar, o asturiano voltou a embarcar no show.

Com uma apresentação cheia de luzes e efeitos sonoros, quase ao estilo de uma gala, Luis Enrique divulgou os 26 convocados. Ao contrário do que fez no Europeu, quando só levou 24 homens, o técnico levou o máximo de homens possível, justificando a decisão com a possibilidade de todos estarem no banco, algo que não sucedeu há ano e meio, quando na principal competição da UEFA só entravam 23 jogadores na ficha de encontro.

Um dos grandes destaques é a chamada de Ansu Fati. O avançado do Barcelona, de 20 anos, tem tido temporadas marcadas pelas lesões, não jogando com a seleção desde outubro de 2020. Será acompanhado por outras imberbes estrelas do Barça, como Pedri e Gavi, que aos 18 anos se tornará no espanhol mais jovem de sempre em Mundiais.

Também na convocatória está Pablo Sarabia, o avançado do PSG que brilhou na temporada passada no Sporting. Em sentido inverso, Pedro Porro, que já foi chamado por Luis Enrique, ou Alejandro Grimaldo, a realizar uma grande temporada no Benfica, foram preteridos.

Sergio Ramos, que não atua por Espanha desde março de 2021, mas tem voltado a jogar com regularidade esta temporada no PSG, também fica de fora. Thiago Alcântara é outra ausência sonante.

Na conferência de imprensa posterior ao anúncio, Luis Enrique disse que o objetivo da equipa é “o infinito”, o que significa “jogar sete encontros” no Mundial. Espanha está no grupo E, juntamente com Costa Rica, Alemanha e Japão.

Lista de convocados de Espanha:

Guarda-redes: Unai Simón (Athletic), Robert Sánchez (Brighton), David Raya (Brentford)

Defesas: Dani Carvajal (Real Madrid), Cesar Azpilicueta (Chelsea), Aymeric Laporte (Manchester City), Eric García (Barcelona), Pau Torres (Villarreal), Guillamón (Valencia), Jordi Alba (Barcelona), Jose Luis Gayà (Valencia)

Médios: Sergio Busquets (Barcelona), Rodri (Manchester City), Koke (Atlético de Madrid), Marcos Llorente (Atlético de Madrid), Gavi (Barcelona), Pedri (Barcelona), Carlos Soler (PSG)

Avançados: Alvaro Morata (Atletico de Madrid), Marco Asensio (Real Madrid), Ferran Torres (Barcelona), Dani Olmo (RB Leipzig), Pablo Sarabia (PSG), Nico Williams (Athletic), Yeremy Pino (Villarreal), Ansu Fati (Barcelona)

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt