O antigo futebolista alemão Miroslav Klose felicitou Lionel Messi, que o ultrapassou como melhor marcador da história dos Mundiais, ao 'bisar' frente à Áustria (2-0), considerando que o argentino é o melhor jogador de sempre.
“Lionel Messi é, para mim, o melhor jogador de futebol de todos os tempos! Parabéns, campeão!“, afirmou ao jornal alemão “Süddeutsche Zeitung“ Klose, que era o melhor marcador da história do torneio até ao início da edição de 2026.
No primeiro jogo da Argentina, frente à Argélia, Messi marcou três golos e igualou o recorde de Klose, de 16 golos, e, hoje, na segunda partida do Grupo J, marcou os dois tentos da vitória da seleção sul-africana por 2-0 sobre a Áustria, assumindo a liderança isolada na lista de goleadores de todos os tempos.
Numa entrevista dada cinco dias antes à mesma publicação, Klose já suspeitava que o seu recorde seria batido neste Mundial, reagindo hoje à concretização desse facto.
“Está tudo bem. O recorde seria batido mais cedo ou mais tarde, e fico feliz por Messi o ter feito. Sou um grande fã do Messi, sempre fui“, disse o ex-avançado, que considera o astro argentino “um génio“.
O argentino mostrou-se "muito feliz" pelo apuramento para os 16 avos de final, após o 2-0 à Áustria.
"Estou muito feliz pelo triunfo. Foi uma vitória importantíssima, num jogo muito duro e muito trabalhado, que nos dá tranquilidade para o que se segue. Isto é o Mundial e é tudo muito intenso e igualado, mas estamos felizes por ter seis pontos e estarmos qualificados", disse o capitão 'albi-celeste'.
Messi considerou menos importante ter sido ele a marcar os dois golos, aos 38 e 90+5 minutos, na segunda jornada do Grupo J, em Arlington, para passar a contar 18 na história da competição, depois do 'hat-trick' à Argélia (3-0).
"Não imaginava começar assim [com cinco golos]. Estou cansado, mas espero poder celebrar isto com os meus companheiros. Nunca se sabe o que vai acontecer depois, mas estou feliz pelo resultado e a participação de todos", disse.
A vitória foi por 2-0, mas Messi reconhece que não houve facilidades: "Em vários momentos, custou-nos ter posses de bola compridas, como queremos. Eles não nos conseguiram fazer dano, mas foi um jogo trabalhado, onde era preciso jogar muito rápido".
Messi não esqueceu também o penálti falhado, logo aos nove minutos, com o resultado em 'branco': "Houve momentos em que me senti muito irritado pelo penálti que falhei. Rematei muito mal, mas, por sorte, conseguimos reverter a situação e ficar com os três pontos, que é o mais importante".
"Quando este grupo se junta para competições oficiais ou particulares, gosta de treinar no dia a dia. Também gosta de ver os nossos adeptos. Vamos tentar continuar a dar-lhes alegrias. Isto é passo a passo, pois é longo, e difícil", rematou.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt