Lembra-se do que estava a fazer aos 12 anos? Com essa idade, Yu Zidi ganhou uma medalha nos Mundiais de natação
Andy Cheung
A criança chinesa a quem foi dada uma autorização especial para competir na prova, onde a idade mínima oficial são os 14 anos, já tinha sido quarta classificada nos 200m estilos, a seis décimos de segundo do bronze, e nos 200m mariposa. Apesar de não ter nadado na final dos 4x200m livres vencidos pela China, recebeu agora uma medalha por ter competido nas eliminatórias
A nadadora chinesa Yu Zidi, que conquistou o bronze na estafeta 4x200 metros livres nos Mundiais Singapura2025, a mais nova de sempre a subir a um pódio, com 12 anos, disse estar “muito emocionada” com o feito. “É uma grande sensação”, limitou-se a declarar a pré-adolescente, que na noite de quinta-feira, ao final da manhã em Lisboa, pôde subir ao pódio.
Zidi, que faz 13 anos em outubro, não nadou a final pela estafeta chinesa, mas fê-lo nas eliminatórias, podendo assim receber uma medalha histórica – não há registos de tal precocidade na modalidade – atrás da campeã Austrália e dos Estados Unidos.
Antes, a jovem já tinha sido quarta classificada nos 200m estilos, fora do bronze por seis décimos de segundo, e nos 200m mariposa, nadando ainda os 400m estilos, no domingo.
A presença numa idade tão jovem nuns Mundiais sénior, depois de receber autorização especial para ‘romper’ com o limite mínimo de 14 anos, tem dado que falar em Singapura, com um diretor da World Aquatics a admitir a necessidade de rever os critérios de admissão, mesmo que a considere “fantástica”.
“Não achei que íamos ter esta conversa, mas agora acho que temos de voltar e perguntar-nos: será isto apropriado? É a forma de avançarmos? (...) Não sei a resposta”, declarou o diretor executivo do organismo de cúpula da natação mundial, Brent Nowicki.