NBA

E 22 anos depois, LeBron James não foi selecionado como titular para o All-Star Game da NBA

Aos 41 anos, LeBron James vê um recorde de mais de 20 anos terminar
Aos 41 anos, LeBron James vê um recorde de mais de 20 anos terminar
Eric Thayer

Impressionante série de presenças consecutivas entre os titulares do jogo das estrelas da NBA terminou para o King James, de 41 anos. O jogador dos LA Lakers, que começou a época lesionado, ainda pode, no entanto, ser escolhido como um dos suplentes

Luka Doncic, Nikola Jokic, Shai Gilgeous-Alexander, Victor Wembanyama, Stephen Curry, Giannis Antetokoumpo, Jalen Brunson, Tyrese Maxey, Cade Cunningham e Jaylen Brown. O que há de estranho nesta lista, onde pontificam boa parte dos melhores jogadores da atualidade da NBA?

O estranho é uma ausência. É quem não está. Estes são os 10 jogadores escolhidos como titulares para o próximo All-Star Game, o encontro que reúne todos os anos os melhores da temporada da liga de basquetebol dos Estados Unidos. E pela primeira vez em 22 edições, em 22 anos de competição, nesta lista não estará LeBron James.

Há um ano, o jogador dos Los Angeles Lakers foi selecionado como titular pela 21.ª vez consecutiva, engordando um recorde que já lhe pertencia. Desde 2005, em Denver, que James foi ininterruptamente escolhido, mesmo que em 2025 tenha falhado o jogo das estrelas por lesão. Lesões essas que têm acompanhado o jogador de 41 anos ao longo desta temporada. LeBron começou por falhar os 14 primeiros jogos da temporada, com problemas no nervo ciático e desde o regresso que tenta apanhar os níveis de outrora.

Ronald Martinez

O quatro vezes campeão da NBA, considerado o melhor jogador do All-Star Game em três ocasiões, viu terminar, por exemplo, uma das séries mais impressionante da NBA: os 1297 jogos consecutivos a marcar mais de 10 pontos, ao contar apenas 8 pontos no jogo de dezembro com os Toronto Raptors - em termos de comparação, a série de Michael Jordan a marcar 10 ou mais pontos chegou aos 866 jogos e Kareem Abdul-Jabbar fê-lo em 787 encontros consecutivos.

Ainda assim, King James, que já joga com o filho mais velho, Bronny James, nos Lakers, está com médias esta temporada de 22.6 pontos, 5.9 ressaltos e 6.9 assistências, estatísticas que enchem de inveja muitos rapazes mais novos.

Isto não significa que LeBron James está irremediavelmente fora do All-Star Game, que este ano vai ter lugar no pavilhão dos Los Angeles Clippers, a 15 de fevereiro. O extremo ainda pode fazer parte da lista dos suplentes para o evento, que será escolhida pelos treinadores da NBA. Esta temporada, o jogo será disputado entre uma equipa norte-americana e outra de jogadores do resto do mundo.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt