FC Porto

Sérgio Conceição: “O clássico é um jogo de Champions. Vale seis pontos, três que ganhamos e três que não deixamos que o adversário ganhe”

Sérgio Conceição: “O clássico é um jogo de Champions. Vale seis pontos, três que ganhamos e três que não deixamos que o adversário ganhe”
Quality Sport Images/Getty

Na conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Sporting (segunda-feira, 20h15, Sport TV1), o técnico do FC Porto sublinhou a importância da partida contra um adversário “que se apetrechou bem no mercado” e tem “características fáceis de perceber, mas difíceis de travar”. Conceição desejou ainda “votos de rápida recuperação” para Pinto da Costa

Triunfo vale liderança isolada

“Estes jogos, independentemente das equipas e da pontuação, são sempre jogos grandes, um clássico do futebol português. O clássico é um jogo de Champions. É um jogo que vale seis pontos, são três que ganhamos e três que não deixamos que o adversário ganhe. Mas também tenho consciência, como o nosso presidente disse, que não é à 14.ª jornada que se decidem campeonatos”

Condição física de Pepe

“Cada hora que passa é importante para percebermos se o vamos utilizar ou não. Tem melhorado, veremos até à hora do jogo. É um jogador muito importante para nós, não só dentro do campo, como também fora dele. Fala-se muito da mentalidade do Pepe, mas ele é muito mais do que isso. Mas a ausência do Pepe não mudará a estratégia para o jogo”

Análise ao Sporting

“O Rúben [Amorim] tem feito, juntamente com a sua equipa técnica, um trabalho muito bom, de alto nível. Lideram a liga, passaram de fase na Europa. São sempre jogos competitivos, frente a uma equipa que se apetrechou bem no mercado. Tem alguns pontos fortes, teremos de os dissecar para não sofrermos com isso. Teremos, também, de olhar para o que o Sporting não faz tão bem, porque nenhuma equipa do mundo é 100% perfeita, e tentar ir a Alvalade ganhar o jogo”

Impacto de Gyökeres no Sporting

“É um Sporting diferente. Ter um avançado da qualidade do Paulinho no banco diz alguma coisa, penso que, neste momento, há um Sporting muito equilibrado em todos os aspetos e momentos do jogo. É um Sporting forte, competindo sempre a alto nível. Esperamos um Sporting competente, muito competitivo. Com uma ou outra variante no seu jogo, mas isso faz parte da nossa estratégia. Temos de olhar para o avançado do Sporting, da mesma forma que temos de olhar para o Edwards, para o Pote, para o Paulinho, se jogar, para o Trincão”

Amorim disse que copiou treino de bolas paradas do FC Porto

“Nós fazemos o nosso trabalho. Não há nenhum treinador que não aprenda todos os dias. Eu aprendo, todos os dias, com todos, a começar no tratador de relva. Não tenho de comentar”

Campeonato muito equilibrado

“É um campeonato em que nós queremos ter consistência e solidez, porque é um campeonato em que as equipas vão perder pontos. Está difícil ganhar. Lembro-me de, quando cheguei ao FC Porto, conseguimos algumas goleadas, o desnível no marcador era maior. Agora é difícil, as equipas estão bem preparadas. É por aí. A primeira volta ainda não acabou, isto é uma maratona”

Acidente de Pinto da Costa

“Estive em contacto com o Dr. Carlos Magalhães até tarde, para saber o estado de saúde. Parece-me que está a recuperar, os meus votos são de rápida recuperação e que possa acompanhar a equipa em Alvalade, sendo o elemento importantíssimo que tem sido. Acompanha-nos sempre em todos os jogos, às vezes basta a presença dele, sem falar, para ser importante para todos nós. Penso que teve alta de manhã, está um bocadinho inchado no nariz, mas entre isso e a vitória de Alvalade, diria que não se importava de sofrer o que sofreu para ganharmos em Alvalade. Isto é uma brincadeira. Ele está estável”

Estratégia para o jogo

“O que não podemos fazer é ficar a meio, isto é, não pressionarmos nem baixarmos a equipa quando temos de baixar. Temos de perceber em que zona do campo estamos, o que queremos fazer quando estamos mais subidos, quando estamos em bloco médio, em bloco baixo, quando temos bola, quando não temos. Teremos de ser equilibrados”

FC Porto com cinco vitórias seguidas contra o Sporting

“O Rúben tem feito coisas diferentes, os jogadores também são diferentes, as equipas técnicas também vão evoluindo ao longo do tempo. Este jogo vai ter a sua história, a sua vida, será diferente dos outros todos. O futebol é um recomeçar constante, mesmo se apanharmos a mesma equipa em semanas seguidas, mesmo com os mesmos jogadores e treinadores, serão partidas diferentes”

Sporting atual é diferente do passado recente?

“O processo ofensivo do adversário é rico. Mete os laterais muito envolvidos no ataque, os alas são médios-ofensivos, é gente que joga em apoio nas costas dos nossos médios, o avançado explora muito bem a profundidade. Tem um conjunto de características fáceis de perceber, mas difíceis de travar. Foi o que disse no passado e continuo igual. É uma equipa que mete muita largura no jogo e explora bem a profundidade”

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt