Portugal

Segundo jogo no Mundial sub-17, segunda meia-dúzia de golos e Portugal está nos oitavos de final

Segundo jogo no Mundial sub-17, segunda meia-dúzia de golos e Portugal está nos oitavos de final
Chris Ricco - FIFA

A seleção de sub-17 venceu Marrocos, por 6-0, registando a segunda goleada no torneio e assegurando a passagem à fase a eliminar

Bino Maçães avisara, ainda com os pés na Cidade do Futebol, em Oeiras, como a seleção de Marrocos era campeã de África e “muito competitiva”. Aconselhou à cautela, lembrou o “investimento gigante” do país no futebol de formação. Já no Catar, onde a seleção de sub-17 está a jogar o Mundial da categoria, elogiou “os princípios muito interessantes” do segundo adversário que Portugal tinha de enfrentar na fase de grupos. Antes do torneio, a teoria sugeria que poderia ser o mais difícil.

E o que fez a seleção? Sem freios, destroçou os marroquinos no campo.

Os campeões da Europa já venciam por quatro golos ao intervalo, o primeiro marcado por João Aragão (20’), o segundo vindo de Anísio Cabral, o terceiro e o quarto de Mateus Mide, um extremo, um avançado e um médio-ofensivo a embalarem Portugal para uma exibição dominadora que ainda acrescentaria um par de golos ao resultado na segunda parte. Ambos vieram do pé canhoto de José Neto, o lateral esquerdo. 

Foi a segunda vitória no Mundial dos adolescentes portugueses que assim garantiram o acesso aos oitavos de final com números, para já, avassaladores: 16 golos feitos em 24 remates acertados na baliza, com a nuance de que o adversário no primeiro encontro foi a Nova Caledónia, uma equipa frágil. O jogo que resta na fase de grupos será contra o Japão, que Bino descreveu com uma vénia por serem “muito organizados e fiéis à cultura deles”, além de “tecnicamente bons jogadores” e “muito dedicados” a absorverem “tudo”.

O jogo é no domingo (13h30, Canal 11). Veremos se a seleção sub-17 aparecerá com o mesmo ritmo.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: dpombo@expresso.impresa.pt