O avançado Carlos Forbs é a surpresa da convocatória de Roberto Martínez para os jogos com a Irlanda (dia 13) e com a Arménia (dia 16), os dois últimos confrontos da fase de qualificação para o Mundial de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá.
O jogador de 21 anos, habitual na seleção sub-21 e a cumprir a primeira temporada no Club Brugge, da Bélgica, é chamado pela primeira vez à equipa principal, numa lista de 26 jogadores marcada pelo regresso de João Cancelo e João Neves, ausentes da última convocatória por lesão. Problemas físicos que afastam Nuno Mendes do duplo confronto, onde Portugal vai tentar confirmar a sua 7.ª participação consecutiva em Mundiais.
Forbs é chamado dias depois de uma impressionante exibição na Liga dos Campeões, frente ao Barcelona, com dois golos e uma assistência no empate 3-3 frente ao gigante espanhol. Depois de começar a época no banco, o jogador que fez quase toda a formação do Manchester City, depois de uma curta experiência no Sporting, ganhou a titularidade no Club Brugge e tem sido um dos destaques da equipa.
Sem nunca ter sido opção no plantel sénior do City, Forbs mudou-se para o Ajax, onde fez a estreia como profissional, antes de um pouco frutífero empréstimo ao Wolverhampton. Esta temporada, o Ajax vendeu-o ao Club Brugge.
A lista conta ainda com Bruno Fernandes, mesmo com o médio castigado para o jogo com a Irlanda. Matheus Nunes foi anunciado no grupo dos defesas.
Estes são os convocados:
Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton), Rui Silva (Sporting)
Defesas: Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Fenerbahçe), João Cancelo (Al Hilal), Matheus Nunes (Manchester City), Rúben Dias (Manchester City), Gonçalo Inácio (Sporting), António Silva (Benfica); Renato Veiga (Villarreal)
Médios: João Palhinha (Tottenham), Rúben Neves (Al Hilal), João Neves (PSG), Vitinha (PSG), Bruno Fernandes (Manchester United), Pedro Gonçalves (Sporting), Bernardo Silva (Manchester City)
Avançados: João Félix (Al Nassr), Francisco Trincão (Sporting), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea), Rafael Leão (AC Milan) Gonçalo Ramos (PSG), Cristiano Ronaldo (Al Nassr) e Carlos Forbs (Club Brugge)
A seleção nacional lidera o Grupo F com 10 pontos, mais cinco do que a Hungria, seguida da República da Irlanda, com quatro, e da Arménia, com três.
O vencedor do grupo assegura um lugar na fase final do Mundial, o primeiro com 48 seleções. A equipa que ficar no 2.º lugar terá de disputar os play-offs.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt