• África do Sul
    20:0011 JUN
    2
    0
    Grupo A
  • Chéquia
    03:0012 JUN
    2
    1
    Grupo A
  • Bósnia
    20:0012 JUN
    1
    1
    Grupo B
  • Paraguai
    02:0013 JUN
    4
    1
    Grupo D
  • Suíça
    20:0013 JUN
    1
    1
    Grupo B
  • Marrocos
    23:0013 JUN
    1
    1
    Grupo C
  • Escócia
    02:0014 JUN
    0
    1
    Grupo C
  • Turquia
    05:0014 JUN
    2
    0
    Grupo D
  • Curaçao
    18:0014 JUN
    7
    1
    Grupo E
  • Japão
    21:0014 JUN
    2
    2
    Grupo F
  • Equador
    00:0015 JUN
    1
    0
    Grupo E
  • Tunísia
    03:0015 JUN
    5
    1
    Grupo F
  • Cabo Verde
    17:0015 JUN
    0
    0
    Grupo H
  • Egipto
    20:0015 JUN
    1
    1
    Grupo G
  • Uruguai
    23:0015 JUN
    1
    1
    Grupo H
  • Nova Zelândia
    02:0016 JUN
    2
    2
    Grupo G
  • Senegal
    20:0016 JUN
    3
    1
    Grupo I
  • Noruega
    23:0016 JUN
    1
    4
    Grupo I
  • Argélia
    02:0017 JUN
    3
    0
    Grupo J
  • Jordânia
    05:0017 JUN
    3
    1
    Grupo J
  • RD Congo
    18:0017 JUN
    1
    1
    Grupo K
  • Croácia
    21:0017 JUN
    4
    2
    Grupo L
  • Panamá
    00:0018 JUN
    1
    0
    Grupo L
  • Colômbia
    03:0018 JUN
    1
    3
    Grupo K
  • África do Sul
    17:0018 JUN
    1
    1
    Grupo A
  • Bósnia
    20:0018 JUN
    4
    1
    Grupo B
  • Catar
    23:0018 JUN
    6
    0
    Grupo B
  • Coreia do Sul
    02:0019 JUN
    1
    0
    Grupo A
  • Austrália
    20:0019 JUN
    2
    0
    Grupo D
  • Marrocos
    23:0019 JUN
    0
    1
    Grupo C
  • Haiti
    01:3020 JUN
    3
    0
    Grupo C
  • Paraguai
    04:0020 JUN
    0
    1
    Grupo D
  • Suécia
    18:0020 JUN
    5
    1
    Grupo F
  • Costa do Marfim
    21:0020 JUN
    2
    1
    Grupo E
  • Curaçao
    01:0021 JUN
    0
    0
    Grupo E
  • Japão
    05:0021 JUN
    0
    4
    Grupo F
  • Arábia Saudita
    17:0021 JUN
    4
    0
    Grupo H
  • Irão
    20:0021 JUN
    0
    0
    Grupo G
  • Cabo Verde
    23:0021 JUN
    2
    2
    Grupo H
  • Egipto
    02:0022 JUN
    1
    3
    Grupo G
  • Áustria
    18:0022 JUN
    2
    0
    Grupo J
  • Iraque
    AGORA22 JUN
    1
    0
    Grupo I
  • Senegal
    01:0023 JUN
    Grupo I
  • Argélia
    04:0023 JUN
    Grupo J
  • Usbequistão
    18:0023 JUN
    Grupo K
  • Gana
    21:0023 JUN
    Grupo L
  • Croácia
    00:0024 JUN
    Grupo L
  • RD Congo
    03:0024 JUN
    Grupo K
  • Canadá
    20:0024 JUN
    Grupo B
  • Catar
    20:0024 JUN
    Grupo B
  • Brasil
    23:0024 JUN
    Grupo C
  • Haiti
    23:0024 JUN
    Grupo C
  • México
    02:0025 JUN
    Grupo A
  • Coreia do Sul
    02:0025 JUN
    Grupo A
  • Alemanha
    21:0025 JUN
    Grupo E
  • Costa do Marfim
    21:0025 JUN
    Grupo E
  • Países Baixos
    00:0026 JUN
    Grupo F
  • Suécia
    00:0026 JUN
    Grupo F
  • Estados Unidos
    03:0026 JUN
    Grupo D
  • Austrália
    03:0026 JUN
    Grupo D
  • França
    20:0026 JUN
    Grupo I
  • Iraque
    20:0026 JUN
    Grupo I
  • Espanha
    01:0027 JUN
    Grupo H
  • Arábia Saudita
    01:0027 JUN
    Grupo H
  • Bélgica
    04:0027 JUN
    Grupo G
  • Irão
    04:0027 JUN
    Grupo G
  • Inglaterra
    22:0027 JUN
    Grupo L
  • Gana
    22:0027 JUN
    Grupo L
  • Portugal
    00:3028 JUN
    Grupo K
  • Usbequistão
    00:3028 JUN
    Grupo K
  • Argentina
    03:0028 JUN
    Grupo J
  • Áustria
    03:0028 JUN
    Grupo J
  • 2B
    20:0028 JUN
    1/16 de Final
  • 2F
    18:0029 JUN
    1/16 de Final
  • 3 A/B/C/D/F
    21:3029 JUN
    1/16 de Final
  • 2C
    02:0030 JUN
    1/16 de Final
  • 2I
    18:0030 JUN
    1/16 de Final
  • 3 C/D/F/G/H
    22:0030 JUN
    1/16 de Final
  • 3 C/E/F/H/I
    02:0001 JUL
    1/16 de Final
  • 3 E/H/I/J/K
    17:0001 JUL
    1/16 de Final
  • 3 A/E/H/I/J
    21:0001 JUL
    1/16 de Final
  • 3 B/E/F/I/J
    01:0002 JUL
    1/16 de Final
  • 2J
    20:0002 JUL
    1/16 de Final
  • 2L
    00:0003 JUL
    1/16 de Final
  • 3 E/F/G/I/J
    04:0003 JUL
    1/16 de Final
  • 2G
    19:0003 JUL
    1/16 de Final
  • 2H
    23:0003 JUL
    1/16 de Final
  • 3 D/E/I/J/L
    02:3004 JUL
    1/16 de Final
  • Vencedor Match 75
    18:0004 JUL
    Oitavos-de-Final
  • Vencedor Match 77
    22:0004 JUL
    Oitavos-de-Final
  • Vencedor Match 78
    21:0005 JUL
    Oitavos-de-Final
  • Vencedor Match 80
    01:0006 JUL
    Oitavos-de-Final
  • Vencedor Match 84
    20:0006 JUL
    Oitavos-de-Final
  • Vencedor Match 82
    01:0007 JUL
    Oitavos-de-Final
  • Vencedor Match 88
    17:0007 JUL
    Oitavos-de-Final
  • Vencedor Match 87
    21:0007 JUL
    Oitavos-de-Final
  • Vencedor Match 90
    21:0009 JUL
    Quartos-de-Final
  • Vencedor Match 94
    20:0010 JUL
    Quartos-de-Final
  • Vencedor Match 92
    22:0011 JUL
    Quartos-de-Final
  • Vencedor Match 96
    02:0012 JUL
    Quartos-de-Final
  • Vencedor Match 98
    20:0014 JUL
    Meias-Finais
  • Vencedor Match 100
    20:0015 JUL
    Meias-Finais
  • Loser Match 102
    22:0018 JUL
    3º/4º Lugar
  • Vencedor Match 102
    20:0019 JUL
    Final
  • Sporting

    “Já vos disse mil vezes: se quiserem eu vou-me embora.” Se, dia 17, os sócios quiserem, Bruno de Carvalho vai mesmo

    “Já vos disse mil vezes: se quiserem eu vou-me embora.” Se, dia 17, os sócios quiserem, Bruno de Carvalho vai mesmo
    MANUEL DE ALMEIDA

    Após uma Assembleia Geral conturbada, as críticas de alguns sócios e a dúvida, a pairar no ar, sobre se iria, ou não, demitir-se, Bruno de Carvalho passou mais de 40 minutos a discursar perante os jornalistas e as televisões. Ao fim de queixas, críticas, desabafos, analogias e opiniões dadas sobre outras coisas mais, o presidente do Sporting deixou para o fim o que o motivara a estar ali, e nós a ouvi-lo – haverá nova AG a 17 de fevereiro e se os dois primeiros pontos da ordem de trabalhos não passarem com, pelo menos, 75% dos votos, e o terceiro com 86,13%, Bruno de Carvalho demite-se

    Bruno de Carvalho convocara para este segunda-feira, às 18h, uma comunicação. A coisa atrasou-se, começou mais tarde e, depois de estar mais de 40 minutos em monólogo, dirigindo-se aos sócios e aos sportinguistas - como se numa Assembleia Geral (AG) estivesse -, o presidente leonino comunicou o que, realmente, motivara a sua intervenção - a 17 de fevereiro haverá nova AG, com três pontos.

    O primeiro serão os novos estatutos, o segundo o regulamento disciplinar e o terceiro a manutenção dos órgãos sociais. Com uma nuance: se algum dos dois primeiros pontos não passar com, pelo menos, 75% dos votos, Bruno de Carvalho apresenta a demissão. Caso eles passem e, no terceiro, não houver uma "manifestação de apoio" semelhante às últimas eleições, em março de 2017, o presidente também se demite. Ou seja, na ordem dos 86,13%.

    Em baixo está transcrita a intervenção de Bruno de Carvalho acerca deste tema. Para lá dos quatro parágrafos que se seguem, poderá ler algumas das outras coisas (críticas, queixas, analogias e desabafos) que o presidente do Sporting disse até chegar à razão central para a sua intervenção.

    Sobre o nova Assembleia Geral, a 17 de fevereiro

    "Meus amigos, tudo se inverteu neste momento. Fizemos uma reunião, estivemos reunidos com a messa da AG e com o Conselho FIscal e disciplinar, também com os administradores da SAD. No próximo dia 17, às 14h, vamos fazer uma Assembleia Geral no Pavilhão João Rocha. Vai ter três pontos: 1) novos estatutos; 2) regulamento disciplinar; 3) se querem, ou não, a saída imediata dos órgãos sociais. Mas, quero-vos alertar para o que aconteceu na última AG."

    "Se algum dos pontos anteriores não passar, é preciso 75%, imediatamente nós demitimo-nos do Sporting. Está na altura de os sportinguistas mostrarem se querem este presidente e estes órgãos sociais. Se algum ponto falhar os 75% dos votos, falha e apresentamos a demissão. No terceiro ponto, tem que haver o mínimo que tivemos nas eleições [86,13%]. Não aceito estar a ser injuriado e difamado. Para mim, basta. Neste momento, basta. Não vou admitir que o Sporting, comigo aqui, volte aos tempos antigos. Sei o que fiz e como o fiz. Querem, querem, não querem, perfeito.

    Há, pelo menos, um excelente candidato a mexer-se nas sombras. Ele está prontinho para deixar de andar na sombra. Decidam. Esta foi a última vez que eu, enquanto presidente do Conselho Diretivo, tomo uma atitude destas. Na próxima vez que sentir que não tenho apoio, que as pessoas confiam - e não estou a dizer concordarem com tudo -, é a vez que saio em definitivo. Isto não é uma chantagem, é um ser humano que já não aguenta mais. Aguento com metade de Portugal à cabeça, mas não com os sportinguistas. Ponham ordem na casa porque, se não o puserem, este, que não está agarrado ao lugar, também vai para a bancada. Sem problema nenhum."

    "Já me basta ter de aturar os outros. Tirando esta Assembleia Geral, façam como entenderem, mas com respeito. Respeitando-me a mim, os órgãos sociais e o nosso trabalho. Na próxima será a vossa voz e a vossa decisão, se podemos continuar, ou não. Até lá, vemo-nos na quarta-feira."

    Bruno de Carvalho, a vítima

    "As pessoas têm noção da exposição pública e dos meus posts no Facebook, mas não têm noção o que é viver uma vida de completo sequestro há cinco anos. Não cinco, já são sete. Muitas vezes, vou lendo nas redes sociais e ouvindo os fóruns de opinião, e há uma série de confusões: que o presidente não gosta de ser criticado. É falso, não tenho problema."

    "Agora, não vamos confundir diferenças de opinião e opiniões contrários, com ofensas gratuitas e difamação. Isto não tem a ver com os nossos rivais, mas sim voltar a ver o Sporting, internamente, a voltar aos tempos antigos. Isso não quero. Acho que muita gente que gosta de mim e do meu estilo de presidência exagera na minha defesa. Mas acho que as pessoas têm que perceber quem é atacado por metade de Portugal, a toda a hora e a todo o segundo."

    Os erros

    "Há sempre aquele velho chavão, de que 'você também comete erros'. Claro que cometo erros, como comete a Madre Teresa de Calcutá e toda a gente. Todos os dias coloco na balança as minhas decisões. Até hoje, não tenho dúvida nenhuma que houve muito mais decisões certas, do que as que não foram.

    "Não podemos, numa Assembleia Geral, ter sócios que acham que em vez de uma democracia, vivemos numa anarquia. Que chamam o presidente de mentiroso e oferecem porrada às pessoas do Conselho Diretivo. Um deles até esteve na TVI24 ontem. Se é este Sporting que querem, o Sporting da treta e da manipulação, que se criou uma mentira pegada no que toca aos estatutos e ao regulamento disciplinar, então as pessoas, se quisessem, podiam não aprovar. Mas há uma coisa que não posso admitir: trabalhar 24 sobre 24horas e chegar a um AG e não me deixaram discutir os pontos."

    Os votos nas Assembleias Gerais

    "O clube não é meu. Agora, brincar com o nosso trabalho, não. Votem 100% contra. Às vezes são quatro ou cinco da manhã e estou a trabalhar, e merece chegar a uma AG e perguntar se é a altura certa para discutir isto? Jogos e joguinhos para discutir Assembleias Gerais? Vocês tomam as decisões que quiserem, ponto final. O amplo debate deve ser na AG e aquilo que fizeram foi uma falta de respeito. Continuo a dizer: se tivessem votado todos contra, não estávamos aqui hoje. Não estamos agarrados a lugar nenhum, nem queremos ganhar tudo. Não são admissíveis várias coisas que têm acontecido."

    As injúrias e as ofensas que duram "há sete anos"

    "Dizem que sou uma pessoa que está contra todos aqueles que dizem mal. Não sou contra ninguém. A minha distinção é entre sportinguistas e sportinguistas com azia. Até no xadrez fico aziado e, muitas vezes, demonstro isso publicamente e vocês ainda mandam vir comigo. Meus amigos, estou a ser completamente humilhado, difamado e injuriado por sportinguistas há sete anos. Sportinguistas."

    A sua intervenção na Assembleia Geral

    "Também estou abrangido pelos estatutos e pelo regulamento. Eu quero-me perpertuar para quê? O que ganho em perpetuar-me no Sporting? Ganho o não poder sair de casa. Sinceramente, custa-me que continuemos manipulados por grupinhos. Meus amigos, ninguém abandonou a AG, retirei os pontos e vim-me embora. Ser ofendido em casa? Pelo amor de Deus, calma. Nunca ofendi ninguém, disse o que tinha para dizer nos meus três minutinhos da tanga, e pronto."

    "O Sporting não é uma brincadeira e jamais o será para nós. As pessoas dizem as coisas de forma gratuita e pensam que não têm consequências. Disse-vos que estive para não me candidatar e as pessoas acham que é tudo mentira, porque preciso e me agrada imenso."

    "As pessoas têm que ser livres, não ser libertinas. Têm que estar à vontade e não à vontadinha. Pessoas a filmarem e a passarem a órgãos de comunicação social? A mandarem e-mails a pessoas de outros clubes e vocês preocupados em mudança de estatutos porque o presidente quer controlar o clube? Já vos disse mil vezes, se quiserem eu vou-me embora."

    As queixas e os desabafos

    "É normal que eu diga de um ex-presidente, que diz que o meu lugar é no manicómio, que ele é um sportinguista aziado? Ou dizerem que sou um garoto, uma trampa, que vou falir isto tudo, mas à frente são só sorrisos. Sinceramente, acham que não me preparei o suficiente para não saber onde andam esses grupos todos? Estou aqui para trabalhar. Não podemos andar sempre com o chavão dos 90% dos votos e que o presidente está legitimado. Viu-se. Uma pessoa chega, quer falar e requerimento para o homem não falar. Excelente, magnífico, é realmente um clube fantástico."

    "Não vale a pena andarem na televisão a dizerem que sou mentiroso. Ponham-me um processo, então. Meta e logo se vai comprovar se o que disse é verdade, ou não."

    "Isto que se anda a passar no Sporting passa-se há quase 120 anos. Desde que nascemos que temos este sentimento auto-fágico. O mais importante para mim acabou por não ser discutido na AG. Ia falar de cada um dos nomes que publiquei e dizer o porquê. Não consegui. Era lá que queria ter discutido isso. Nem dos estatutos consegui falar. Não, continuamos aqui com a brincadeira da sensibilidade. O Sporting está acima de todos nós, óbvio. Mas quem cá está e, comprovadamente, faz um bom serviço ao Sporting, tem de ser protegido."

    "Somos, provavelmente, a direção mais clara do mundo."

    E, já agora, mais alguns (sobre o Facebook)

    "Se não tivessem sido os meus contantes Facebooks, vocês teriam videoarbitro no raio que vos parta. E as denúncias que fiz? Contra o A, o B e o C e, afinal, agora é tudo arguido? Tenho uma mulher, gira ainda por cima, e três filhas, para que acham que vou para o Facebook? Faço por ser aquilo em que acredito e as pessoas votaram no indivíduo que é assim, que fala assim e que vai para o Facebook. Chega de conselhos, obrigado, tenho pai e mãe vivos."

    "Não abram a pestana não, enquanto sportinguistas."

    "Cheguei a um clube falido e disse que um dos primeiros objetivos desta direção eram títulos europeus. Já temos cinco."

    Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: dpombo@expresso.impresa.pt