Surf

Depois do apuramento para o circuito mundial, Yolanda Hopkins estreia-se a vencer no Challenger Series

Depois do apuramento para o circuito mundial, Yolanda Hopkins estreia-se a vencer no Challenger Series
Thiago Diz

Yolanda Hopkins bateu a basca Annette Gonzalez Etxabarri na final do Saquarema Pro e conseguiu a primeira vitória no circuito de qualificação, depois de já ter garantido na mesma prova o apuramento para o circuito mundial

As ondas de Saquarema vão deixar definitivamente de significar trauma para Yolanda Hopkins para passarem a representar sucesso. Depois de há um ano ter ali falhado o salto para o Championship Tour por apenas uma bateria, a surfista portuguesa não só garantiu a presença na elite ao chegar às meias-finais do Saquarema Pro, prova do circuito de qualificação, como venceu mesmo pela primeira vez no Challenger Series, ao ser melhor na final do que a basca Annette Gonzalez Etxabarri. 

Hopkins somou 13,16 pontos nas duas melhores ondas, contra os 10,20 da rival. O triunfo no Rio de Janeiro permite também à algarvia subir ao n.º1 do circuito, quando faltam duas provas para terminar a temporada. 

E nessas duas provas, em Pipeline, no Havai, e Newcastle, na Austrália, Francisca Veselko, que venceu no mesmo local na Austrália no início da época, e Teresa Bonvalot ainda têm as portas abertas para fazerem companhia a Hopkins do CT no próximo ano. Veselko é 4.ª no ranking e Teresa Bonvalot 12.ª, mas ainda com hipóteses de chegar ao top 7, que apura para o circuito principal.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt