Jaime Faria passou, na madrugada desta quarta-feira, à final da qualificação para o Open da Austrália, ao vencer o libanês Benjamin Hassan em dois parciais, por 6-3 e 6-4. Sina distinta teve Henrique Rocha, ao perder, em três parciais, por 5-7, 6-4 e 3-6, com o argentino Marco Trungelliti.
O encontro de Faria começou equilibrado, mas a meio do set inicial o jovem de 22 anos conseguiu quebrar o serviço de Hassan, de 30 anos, vantagem que defendeu para conquistar o parcial por 6-3.
A história voltou a repetir-se no segundo parcial, em que o lisboeta, 151.º do mundo, conseguiu ganhar um jogo de serviço ao libanês, número 259 do ranking ATP, para vencer por 6-4, fechando a partida em menos de uma hora.
Na final da qualificação para o Open da Austrália, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada, Jaime Faria vai defrontar o veterano argentino de 35 anos Marco Trungelliti, número 130 do mundo e 18.º cabeça de série do primeiro torneio do Grand Slam da temporada - porque causou uma infelicidade a outra português.
Rocha não repete proeza
O jovem de 21 anos chegou a estar a um ponto de vencer o primeiro parcial, mas Trungelliti resistiu e conquistou os últimos três jogos para fechar o set em 5-7. Rocha, 157.º do ranking do ATP, respondeu logo a seguir, quebrando o serviço do número 130 do mundo, vantagem que conseguiu defender para vencer o segundo parcial por 6-4.
A partida continuou equilibrada no terceiro e decisivo set, mas Trungelliti, 18.º cabeça de série da qualificação, terminou mais forte, vencendo os últimos dois jogos para fechar o encontro ao fim de duas horas e 26 minutos.
Com esta derrota, o português falha o regresso à final da qualificação do primeiro torneio do Grand Slam da temporada, fase que atingiu na edição do ano passado, tendo perdido então com o italiano Matteo Gigante.
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt