Ténis

Jaime Faria está a um jogo de repetir presença no quadro principal do Open da Austrália

Jaime Faria a bater uma bola contra Novak Djokovic na edição de 2025 do Open da Austrália
Jaime Faria a bater uma bola contra Novak Djokovic na edição de 2025 do Open da Austrália
Andy Cheung

Pelo segundo ano consecutivo, Jaime Faria está na final do qualifying do Grand Slam inaugural da temporada. Em caso de vitória, voltará a competir no Open da Austrália, em Melbourne

Jaime Faria passou, na madrugada desta quarta-feira, à final da qualificação para o Open da Austrália, ao vencer o libanês Benjamin Hassan em dois parciais, por 6-3 e 6-4. Sina distinta teve Henrique Rocha, ao perder, em três parciais, por 5-7, 6-4 e 3-6, com o argentino Marco Trungelliti.

O encontro de Faria começou equilibrado, mas a meio do set inicial o jovem de 22 anos conseguiu quebrar o serviço de Hassan, de 30 anos, vantagem que defendeu para conquistar o parcial por 6-3.

A história voltou a repetir-se no segundo parcial, em que o lisboeta, 151.º do mundo, conseguiu ganhar um jogo de serviço ao libanês, número 259 do ranking ATP, para vencer por 6-4, fechando a partida em menos de uma hora.

Na final da qualificação para o Open da Austrália, o primeiro torneio do Grand Slam da temporada, Jaime Faria vai defrontar o veterano argentino de 35 anos Marco Trungelliti, número 130 do mundo e 18.º cabeça de série do primeiro torneio do Grand Slam da temporada - porque causou uma infelicidade a outra português.

Rocha não repete proeza

O jovem de 21 anos chegou a estar a um ponto de vencer o primeiro parcial, mas Trungelliti resistiu e conquistou os últimos três jogos para fechar o set em 5-7. Rocha, 157.º do ranking do ATP, respondeu logo a seguir, quebrando o serviço do número 130 do mundo, vantagem que conseguiu defender para vencer o segundo parcial por 6-4.

A partida continuou equilibrada no terceiro e decisivo set, mas Trungelliti, 18.º cabeça de série da qualificação, terminou mais forte, vencendo os últimos dois jogos para fechar o encontro ao fim de duas horas e 26 minutos.

Com esta derrota, o português falha o regresso à final da qualificação do primeiro torneio do Grand Slam da temporada, fase que atingiu na edição do ano passado, tendo perdido então com o italiano Matteo Gigante.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: piquete@expresso.impresa.pt