Oitocentos mil euros depois, o Estádio Patalino do O Elvas já é de elite para a UEFA e pode vir a receber um Portugal-Espanha
O Elvas compete atualmente no Campeonato de Portugal, o quarto escalão do futebol português
O Elvas Clube Alentejano de Desportos
O clube que compete no quarto patamar do futebol português investiu, sem ajudas de terceiros, para ter a certificação da UEFA que lhe permite acolher encontros de seleções até ao escalão sub-19. O Elvas renovou as bancadas, investiu num novo relvado natural e trocou a iluminação para dar ao Alentejo um recinto que possa receber torneios internacionais
O Estádio Patalino, localizado em Elvas, foi incluído no circuito de estádios UEFA Elite. Este anúncio implica que o espaço pode receber competições internacionais de seleções sub-19 e até jogos europeus.
"A razão que levou à candidatura é principalmente a possibilidade de poder contar com um palco apto para receber jogos internacionais de seleções, que permitam outra visibilidade e novas oportunidades para a economia local e regional, de forma a proporcionar o que Elvas e o Alentejo merecem", explica Gonçalo Piçarra, diretor-geral do Elvas SAD (O Elvas Clube Alentejano de Desportos). O Elvas tem como casa o Estádio Patalino.
Os adeptos do Elvas Clube Alentejano de Desportos
O Elvas Clube Alentejano de Desportos
O diretor-geral explicou à Tribuna Expresso que fez a candidatura em 2024 e detalha que não foi um processo fácil: "Desenvolvemos sempre respeitando os princípios exigidos pelo organismo Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para fazer face a que pudéssemos receber este tipo de jogos. Analisámos situações em estádios já eles com a autorização e, ao mesmo tempo, trabalhando com a Federação e a Associação de Futebol de Portalegre no sentido de adaptar espaços, alterar dinâmicas."
Depois da vasta investigação a SAD planeou um orçamento do 800 mil euros para restaurar o estádio. "Colocámos relvado natural de última geração, as bancadas estão totalmente renovadas, sistema de iluminação já preparado para receber jogos de grau elevado (como foi exemplo os quartos de final da Taça de Portugal na última época)", detalhou o dirigente.
Contudo, este orçamento foi todo desembolsado pelo Elvas SAD, dado que o diretor-geral explicou que não recebeu nenhuma ajuda financeira para as melhorias do espaço.
Com a resposta positiva da UEFA, Gonçalo Piçarra acredita que existirão benefícios tanto para o clube como para a região, realçando a proximidade de Elvas a Espanha: "Poderemos estar a falar de um eventual e possível Portugal-Espanha em seleções jovens."
Quanto a futuros jogos, o diretor geral revelou que já existem datas registadas para fevereiro, mas que não pode revelar mais, dado na ter indicação por parte da FPF para este anúncio oficial.
Estádio Patalino
O O Elvas Clube Alentejano de Desportos nasceu a 15 de agosto de 1947, resultado da fusão do Sport Lisboa e Elvas e do Sporting Clube Elvense.
A entidade responsável pelo futebol profissional do clube, a O Elvas Clube Alentejano de Desportos - Futebol SAD, foi formalmente constituída mais recentemente, em fevereiro de 2024.