Jogos Olímpicos de Inverno 2026

Lindsey Vonn submetida a duas operações à perna esquerda após queda nos Jogos Olímpicos

O momento em que Lindsey Vonn toca numa das portas da prova de downhill, levando a uma grave queda
O momento em que Lindsey Vonn toca numa das portas da prova de downhill, levando a uma grave queda
Handout

Esquiadora norte-americana de 41 anos encontra-se em situação estável depois da brutal queda sofrida no domingo, na prova de downhill feminino dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, em que fraturou a perna esquerda

Lindsey Vonn foi submetida a duas intervenções cirúrgicas à perna esquerda, que fraturou na grave queda sofrida durante a final do downhill feminino dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, no domingo, onde tentava, aos 41 anos, voltar a um pódio olímpico.

A informação é avançada pela Reuters, que explica que a atleta norte-americana, que caiu depois do seu braço direito ficar preso numa das portas da descida de Olimpia delle Tofane, foi operada no Hospital Ca’Foncello, em Treviso, por uma equipa conjunta de ortopedistas e cirurgiões plásticos locais, que tentou controlar possíveis complicações com circulação sanguínea e inchaço na perna fraturada.

No domingo, o hospital italiano onde a três vezes medalhada olímpica se encontra a recuperar havia confirmado uma primeira operação para estabilizar a perna de Vonn, que optou por participar no downhill olímpico mesmo com uma lesão grave no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, contraída após queda na Taça do Mundo de Crans-Montana, em finais de janeiro.

Ainda no domingo, uma comunicação oficial da equipa de esqui alpino e snowboard dos Estados Unidos garantia que Vonn estava “em condição estável”, mas as informações têm surgido a conta-gotas, para preservar a privacidade da atleta.

A tentativa de Lindsey Vonn no que seria o seu último downhill olímpico terminou com uma queda brutal apenas 13 segundo após iniciar a descida. Com o público em silêncio, foram audíveis os gritos de dor da líder da Taça do Mundo da mais rápida das disciplinas do esqui alpino. Vonn voltou à competição com 40 anos, quase seis anos depois de se retirar devido a persistentes dores no joelho direito. A decisão de regressar ao esqui competitivo aconteceu depois de uma operação bem-sucedida, em que colocou elementos de titânio no joelho.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt