Jogos Olímpicos

Portugal repete os três representantes nos Jogos Olímpicos de inverno

Portugal repete os três representantes nos Jogos Olímpicos de inverno
FDI-Portugal

José Cabeça (esqui de fundo), Vanina Guerillot e Emeric Guerillot (esqui alpino) são os três portugueses selecionados para os Jogos de Milão-Cortina, com a missão nacional a ficar-se novamente pelos três elementos, os mesmos de Pequim 2022

Terminado o período de qualificação, Portugal já escolheu os três representantes que terá nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, onde garantiu duas vagos no esqui alpino e uma no esqui de fundo.

Goradas as esperanças de ter em Itália uma dupla no bobsleigh e um lugar na patinagem de velocidade, onde Jéssica Rodrigues obteve ranking para vaga olímpica, mas não conseguiu confirmar com tempo mínimo, Portugal levará para os Jogos Olímpicos, que arrancam a 6 de fevereiro, dois atletas já com experiência olímpica, José Cabeça, no esqui de fundo, e Vanina Guerillot, no alpino. Ambos estiveram em Pequim 2022.

A novidade é Emeric Guerillot, de apenas 18 anos, que já representou Portugal no Festival Olímpico da Juventude Europeia e nos Jogos Olímpicos da Juventude. Emeric, irmão mais novo de Vanina, fará três provas em Itália: o Super G, a 11 de fevereiro, disciplina onde Portugal não tem participação desde 1994, Slalom Gigante, a 14 de fevereiro e Slalom, a 16 de fevereiro.

A luso-francesa Vanina Guerillot vai estar no Slalom Gigante e no Slalom, a 15 e 18 de fevereiro, respetivamente, depois do 43º lugar no Gigante em Pequim, há quatro anos.

José Cabeça será o primeiro português em ação, entrando em competição a 10 de fevereiro no sprint. No dia 13 alinhará à partida nos 10km estilo livre. Em Pequim 2022, o alentejano, que treina na Noruega, foi 88º na prova de 15km estilo clássico, a melhor classificação portuguesa na modalidade em Jogos Olímpicos de inverno.

A missão portuguesa em Milão-Cortina será integrada também por Pedro Flávio, chefe de missão e presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, pelos treinadores Sérgio Figueiredo, Yannick Guerillot e Ragnar Bragvin Andresen e ainda pelo fisioterapeuta Tiago Rosa.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: lpgomes@expresso.impresa.pt