Otamendi e Enzo Fernández juntam-se para o último baile de Messi: a lista de convocados da Argentina para o Mundial 2022
Otamendi e Messi, com o troféu da Finalíssima, conquistada frente à Itália
Catherine Ivill - UEFA/Getty
Os dois jogadores do Benfica fazem parte dos escolhidos por Lionel Scaloni para estar no Catar. Dybala, em dúvida por problemas físicos, entra na lista que é liderada por Messi
Há muito que a Argentina não encarava o Mundial com tanto otimismo. A loucura do país de Maradona com a Copa del Mundo é quase inigualável, a febre pelos cromos que o diga, mas a seleção orientada por Lionel Scaloni chega ao Catar num dos melhores momentos do passado recente. Vencedora da Copa América e da Finalíssima e com Messi em grande nível no PSG, os argentinos sonham com a terceira conquista em dezembro, depois de 1978 e 1986.
A lista de 26 convocados da scaloneta — num dos países com maior gosto por alcunhas do mundo, esta seleção também tinha de ter uma — não contém grandes surpresas, até porque o grupo tem vindo a ser consolidado ao longo dos últimos anos, longe das experiências de anteriores ciclos mundialistas. A Argentina será, naturalmente, liderada por Messi, que já assumiu que este será o seu último Mundial.
No Catar, Leo disputará a fase final pela quinta vez, depois de 2006, 2010, 2014 e 2018. Tal como Cristiano Ronaldo, irá igualar o recorde de Mundiais, pertencente aos mexicanos Rafa Márquez e Antonio Carbajal e ao alemão Lothar Matthäus.
Da convocatória fazem parte dois jogadores do Benfica. Nicolás Otamendi, com 92 internacionalizações, vai para o terceiro Mundial, depois de 2010 e 2018, como um dos esteios da equipa. Enzo Fernández, com apenas duas internacionalizações, confirma um ano de sonho, em que se afirmou no futebol europeu. Com a lesão de Lo Celso — principal baixa argentina —, o médio até pode aspirar à titularidade.
Num grupo que tem, também, como destaques Emi Martínez, Di María ou Lautaro Martínez, outra nota de relevo vai para a presença de Paulo Dybala. O craque da Roma lesionou-se recentemente e estava em dúvida, mas entra na lista. Também o ex-Sporting Marcos Acuña foi escolhido.
A Argentina está no Grupo C, juntamente com Arábia Saudita, México e Polónia.