Dezoito anos e 1.297 jogos depois, LeBron James não marcou 10 pontos numa partida da fase regular da NBA
LeBron James marcava, pelo menos, 10 pontos por jogo na fase regular da NBA desde janeiro de 2007. O longo recorde terminou em dezembro de 2025
Ronald Martinez
Lenda da NBA e melhor marcador da história da prova, LeBron James 'deixou' cair um recorde que há muito provava a sua incrível longevidade: pela primeira vez desde janeiro de 2007, o jogador não conseguiu chegar aos 10 pontos marcados num encontro da regular season
LeBron James foi quinta-feira um dos heróis dos Los Angeles Lakers no triunfo por 123-120 face aos Toronto Raptors, mas, depois de 1.297 jogos consecutivos da fase regular na casa das dezenas, não conseguiu chegar aos 10 pontos.
O melhor marcador da história da NBA vinha marcando 10 ou mais pontos na regular season desde 6 de janeiro de 2007, mas, em Toronto, ficou-se pelos oito pontos, num embate em que só acertou quatro de 17 ‘tiros’ de campo.
Na última jogada, com o jogo empatado, LeBron James recebeu a bola de Austin Reeves, o melhor em campo, com 44 pontos, 11 assistências e cinco ressaltos, e poderia ter lançado, mas preferiu colocar a bola em Rui Hachimura, que decidiu o encontro com um triplo sobre o canto, em ‘cima’ da buzina.
Um dos mais impressionantes recordes da NBA e do desporto norte-americano, que sobreviveu 18 épocas seguidas, teve, assim, um fim no Canadá, onde LeBron James acabou, porém, a festejar, num jogo em que os Lakers atuaram sem o seu melhor marcador, o base esloveno Luka Dončić.
Num jogo em que falhou os cinco triplos tentados, o 23 dos Lakers, de 40 anos, terminou com oito pontos, 11 assistências e seis ressaltos, em 35.58 minutos.
O conjunto californiano, que tinha perdido o último encontro, somou o 16.º triunfo, em 21 jogos, e segue no segundo lugar da Conferência Oeste, apenas atrás dos campeões Oklahoma City Thunder, que ganharam 21 dos 22 encontros disputados.
Na formação de Toronto, terceira a Este, agora com 15 triunfos e oito desaires, o melhor foi Scottie Barnes, que ficou à ‘porta’ do ‘triplo duplo’, com 23 pontos, 11 ressaltos e nove assistências.