FC Porto

Farioli gosta “de futebol corajoso, para se ser protagonista” e já falou: “Atitude e a vontade de dar tudo em campo são inegociáveis”

Farioli gosta “de futebol corajoso, para se ser protagonista” e já falou: “Atitude e a vontade de dar tudo em campo são inegociáveis”
FC Porto

O italiano, novo treinador do FC Porto, confessou que “sair com a sensação de que não demos tudo num jogo é algo que [o] faria não dormir”. Num breve vídeo em que já falou aos adeptos portistas, Francesco Farioli disse que a parte tática “é importante, mas não é a principal”

A mentalidade e a atitude são caraterísticas “inegociáveis” para o novo treinador do FC Porto, o italiano Francesco Farioli, que disse querer ajudar a recuperar a dimensão competitiva da equipa de futebol dos dragões.

“O estilo de jogo, como eu considero, é uma questão de gosto no futebol, do que se gosta, em que se acredita. Gosto de futebol corajoso, para se ser protagonista. A parte tática é importante, mas não é a principal, porque a mentalidade e união estão acima de tudo”, disse Farioli, num vídeo divulgado pelo FC Porto nos seus canais oficiais de comunicação.

Confirmado como sucessor do argentino Martín Anselmi, o antigo treinador do Ajax, de 36 anos, foi perentório no que pretende da sua equipa.

“Mentalidade, atitude e a vontade de dar tudo em campo são inegociáveis para mim, porque passamos tantas horas aqui, a trabalhar, que sair com a sensação de que não demos tudo num jogo é algo que me faria não dormir”, assumiu o técnico, que assinou contrato até 2027.

Farioli espera liderar uma equipa com capacidade para “competir”, sendo que, nesta fase inicial, a intenção passa por “analisar” o plantel para, em 11 julho, quando iniciarem os trabalhos de pré-temporada, “começar a construir uma cave sólida e, depois, ver quantos andares será possível construir acima”.

Depois de ter ajudado o Ajax a recuperar de um sexto lugar, em 2023/24, para um segundo, em 2024/25, este já sob o seu comando - ainda que perdendo o título neerlandês nas últimas jornadas -, o técnico espera encetar um caminho idêntico na formação ‘azul e branca’, terceira classificada no campeonato nas duas últimas temporadas.

“Senti essa convergência de ideias na conversa com o presidente. Nunca vi uma pessoa tão motivada para devolver o clube que preside ao topo. Queremos afastar os pensamentos negativos. No entanto, sabemos que, quando se começa uma época, é como se fosse uma página em branco, mas a verdade é que nunca é uma página totalmente em branco. Em três semanas não se consegue eliminar todos os pensamentos negativos, mas também é bom que exista alguma consciência [do que aconteceu anteriormente]”, assinalou.

Depois de passagens por Karagumruk, Alanyaspor, ambos da Turquia, Nice, de França, e Ajax, o técnico chega ao FC Porto para substituir o argentino Martín Anselmi, que ficou cerca de cinco meses no cargo e foi afastado na semana passada, na sequência do desempenho no Mundial de clubes, em que os 'dragões' se ficaram pela fase de grupos.

Farioli será oficialmente apresentado na segunda-feira, numa cerimónia marcada para as 12h, no auditório José Maria Pedroto, no Estádio do Dragão.

Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: tribuna@expresso.impresa.pt