O próximo Mundial será o sexto de Cristiano Ronaldo e, “definitivamente”, também será o último
NurPhoto
O capitão da seleção nacional revelou que vai jogar o seu derradeiro Campeonato do Mundo em 2026, quando terá 41 anos. Será o sexto torneio na carreira de Ronaldo, um recorde (que atingirá a par de Lionel Messi). Mas Cristiano garantiu que o momento da reforma não estará para breve
Cristiano Ronaldo revelou que o Campeonato do Mundo de 2026, a realizar nos Estados Unidos, no Canadá e no México, vai ser o último da carreira. A estar presente no torneio, o capitão da seleção nacional jogará na sua sexta edição da prova e terá 41 anos.
Em entrevista a um fórum de turismo da Arábia Saudita, onde representa desde janeiro de 2023 o Al Nassr, comandado agora por Jorge Jesus, o melhor marcador da história de seleções e companheiro de equipa de João Félix falou sobre o Mundial e, também, o final da carreira, que clarificou não estar para breve.
Questionado sobre se o Mundial2026 vai ser o último da sua carreira, Ronaldo foi perentório: "Sim, definitivamente. Terei 41 anos e penso que será o momento certo. Como estava a dizer, estou a aproveitar este momento."
O capitão da seleção portuguesa, autor de 143 golos em 225 internacionalizações, vai tentar ajudar Portugal a garantir a nona presença (sétima seguida) em fases finais de um Campeonato do Mundo. Contudo, em jeito de brincadeira, Ronaldo disse que o momento de se retirar dos relvados "acontecerá daqui a 10 anos".
"Isto [daqui a 10 anos] significa 'em breve' para mim. As pessoas pensam que quando falo em reformar-me em breve, quero dizer daqui a seis meses ou um ano. Estou a brincar", manifestou o cinco vezes vencedor da Bola de Ouro.
Ronaldo representou Portugal em cinco Mundiais, na Alemanha (2006), na África do Sul (2010), no Brasil (2014), na Rússia (2018) e no Catar (2022) e reconheceu que "quando se chega a uma certa idade, começa-se a contar os meses rapidamente".
"No futebol, tento aproveitar os golos. Como sabem, tenho 40 anos e tento aproveitar o momento e seguir em frente. O meu corpo está em boa forma, penso eu. Quanto ao meu desempenho na seleção, marco golos e ajudo a equipa. Quero ganhar títulos. Esta é a minha vida", declarou.
Cristiano Ronaldo integra a convocatória da seleção portuguesa que vai jogar na República da Irlanda, na quinta-feira, na quinta e penúltima jornada do Grupo F.
Em casa de vitória em Dublin, Portugal garante o primeiro lugar do Grupo F e o apuramento direto para o Mundial2026. O empate poderá ser suficiente, mas só no caso de a Hungria não vencer na Arménia no mesmo dia. Depois do encontro em Dublin, Portugal fecha o Grupo F frente à Arménia, no Estádio do Dragão, no Porto, no domingo.
Portugal lidera o Grupo F com 10 pontos, mais cinco do que a Hungria, segunda classificada, seguida da República da Irlanda, com quatro, e da Arménia, com três.
O vencedor do grupo assegura um lugar na fase final do torneio que se vai disputar no próximo ano, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, entre 11 de junho e 19 de julho, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções. Já o segundo colocado terá de disputar os play-offs.