Após a primeira expulsão da carreira com Portugal, Ronaldo foi dispensado dos trabalhos da seleção
JOSE SENA GOULAO
Após ser expulso contra a Irlanda, a Federação Portuguesa de Futebol informou que o capitão foi dispensado dos trabalhos da seleção nacional e não estará com a equipa no último jogo da fase de apuramento do Mundial, que será no domingo (14h, RTP1) contra a Arménia, no Estádio do Dragão
Cristiano Ronaldo foi dispensado, esta sexta-feira, dos trabalhos da seleção nacional depois de ter sido expulso no jogo com a Irlanda, em Dublin, e estar assim impedido de competir no embate com a Arménia, agendado para domingo (14h, RTP1) no Estádio do Dragão, no qual Portugal pode garantir a qualificação direta para o Mundial caso vença. A informação foi avançada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O capitão da seleção nacional viu vermelho direto no encontro em Dublin aos 61 minutos, quando Portugal perdia por 2-0, na sequência de um lance em que deu uma cotovelada a um adversário, com o videoárbitro a indicar vermelho direto. Ao seu 226.º encontro com Portugal e ao fim de 22 anos a atuar pela seleção A, o avançado do Al Nassr, de 40 anos, viu pela primeira vez um cartão vermelho.
Por outro lado, é a 13ª ocasião em que Ronaldo é expulso em toda a carreira, tendo, até à data, acumulado 12 por alguns clubes que representou: seis pelo Real Madrid, cinco pelo Manchester United e uma pela Juventus.
No domingo, em caso de triunfo, Portugal assegura o primeiro lugar do grupo e o apuramento direto, mas um empate ou até uma derrota também poderão ser suficientes, se húngaros e irlandeses empatarem. Mesmo que a seleção empate e a Hungria ganhe, apenas ficará sem a liderança do grupo se os magiares vencerem o seu encontro por uma diferença, pelo menos, de três golos.
Até se perder com a Arménia é possível que a seleção se qualifique diretamente - baste que os irlandeses vençam os húngaros com números que mantenham a diferença de golos favorável a Portugal (neste momento é de +4 por comparação com os irlandeses).
Para estas ou nenhumas contas, no Estádio do Dragão onde a equipa pode finalmente garantir a sétima presença consecutiva em Campeonatos do Mundo não estará Cristiano Ronaldo, o capitão da seleção nacional. O Mundial de 2026 realiza-se nos Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho, e será disputado por 48 equipas.