Quem decidiu apoiar um clube e dedicar-se a ele por uma questão de sobrevivência devia ter o prazer de, em algum momento dessa união, ser representado por uma equipa como a do andebol do Sporting. Com estes leões, é difícil definir quem são os adeptos e quem são os jogadores ou não parecesse tantas vezes que os mais apaixonados no pavilhão são aqueles que estão dentro de campo.
Ricardo Costa pediu desconto de tempo a 13 segundos do final. O jogo da Liga dos Campeões contra os húngaros do Veszprém estava empatado a 32. No retomar do encontro, após o treinador se certificar que todos estavam alinhados quanto à jogada que iam executar, Francisco Costa atraiu os defesas e Martim Costa, mais rápido do que o som da buzina, teve caminho livre para dar a vitória ao Sporting no último segundo.
Martim Costa replicou o festejo messiano, tirando a camisola e exibindo-a para o público com o seu nome bem destacado. Salvador Salvador tentou trepar para as bancadas. Carlos Álvarez pendurou-se na barra da baliza. No meio da euforia, cada um festejou como conseguiu. É em momentos como este que adeptos e jogadores parecem um só.
O Pavilhão João Rocha está feito um bastião do andebol europeu. Nenhuma potência se desloca a Lisboa de ânimo leve. Esta época, Kielce e Veszprém já perderam na casa do conjunto verde e branco, sendo que, na temporada passada, ninguém foi capaz de vencer no reduto do Sporting ao longo da fase de grupos da Liga dos Campeões.
A principal prova europeia de andebol é disputada por 16 equipas de 11 países. Ao contrário de outras modalidades onde Portugal vai conseguindo ter relevância internacional, o torneio organizado pela EHF tem uma verdadeira abrangência territorial. No hóquei em patins, por exemplo, a Liga dos Campeões tem participantes de apenas quatro países (Portugal, Espanha, Itália e França). Além disso, ao longo da epopeia que já vai na segunda temporada, o Sporting tem-se batido contra emblemas plenamente estabelecidos na modalidade, aparentando ser tão grande quanto eles.
Em 2021, Carlos Carneiro, o diretor da secção, trouxe Ricardo Costa, Ricardo Costa trouxe os filhos, Francisco Costa e Martim Costa, os filhos trouxeram o talento geracional e o Sporting deu-lhes casa. Salvador Salvador, o capitão precoce, liderou o projeto dentro de campo. A preponderância de intervenientes nacionais teve consequências óbvias para uma seleção nacional que conseguiu um histórico quarto lugar no último Mundial.
Dificilmente o andebol do Sporting não pode ser considerado a melhor equipa do desporto nacional. Em Portugal, entre Campeonato, Taça e Supertaça, os leões conquistaram os últimos oito títulos. Juntando o domínio interno à pegada internacional, é inegável que estamos perante uma era especial ofuscada por uma cultura demasiado atenta ao jogo de pés e pouco ao de mãos.
O que se passou
Zona mista
“Tem sido uma caminhada incrível”
Em julho de 2021, após arrancar um diploma nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Yolanda Hopkins admitiu que “houve alturas em que foi difícil arranjar dinheiro para comer”. Foi ultrapassando os obstáculos e em Paris já tinha “mais atenção de empresas que não tinham noção que queriam apoiar” os seus desempenhos. Na temporada passada, ficou a uma onda de seis pontos de conseguir entrar no circuito mundial. Um ano depois, a transcendência valeu-lhe aquele “bocadinho” que lhe faltava e, no Saquarema Pro, garantiu um lugar na elite, algo que nenhuma mulher portuguesa tinha feito antes.
O que vem aí
Segunda-feira, 20
🎾 Chega a fase decisiva do ATP 500 de Viena (a partir das 12h30, Sport TV2) e de Basileia (a partir das 13h, Sport TV3)
Terça-feira, 21
⚽ Liga dos Campeões: Barcelona-Olympiacos (17h45, DAZN) Villarreal-Manchester City (20h, DAZN), Leverkusen-PSG (20h, DAZN), Arsenal-Atlético Madrid (20h, DAZN) e Newcastle-Benfica (20h, Sport TV5)
Quarta-feira, 22
🏀 Arranca a NBA: Thunder-Rockets (00h30, Sport TV2) e Lakers-Warriors (3h, Sport TV3)
🤾 Liga dos Campeões de andebol: Kolstad-Sporting (17h45, Sporting TV)
⚽ Liga dos Campeões: Real Madrid-Juventus (20h, DAZN), Frankfurt-Liverpool (20h, DAZN), Chelsea-Ajax (20h, DAZN), Bayern Munique-Club Brugge (20h, DAZN) e Marselha-Sporting (20h, Sport TV5)
🚲 Ciclismo de pista: arrancam os Mundiais (23h, Eurosport1)
Quinta-feira, 23
⚽ Liga Europa: SC Braga-Estrela Vermelha (17h45, DAZN) e Nottingham Forest-FC Porto (20h, Sport TV5)
Sexta-feira, 24
⚽ Futebol feminino: Estados Unidos-Portugal (00h, Canal 11)
Sábado, 25
⚽ Serie A: Nápoles-Inter (17h, Sport TV6)
⚽ I Liga: Benfica-Arouca (20h30, BTV)
Domingo, 26
🏍️ Moto GP: Grande Prémio da Malásia (7h, Sport TV4)
⚽ La Liga: Real Madrid-Barcelona (15h15, DAZN)
⚽ I Liga: Tondela-Sporting (18h, Sport TV1)
🏎️ Fórmula 1: Grande Prémio do México (20h, DAZN)
⚽ Futebol feminino: Estados Unidos-Portugal (20h, Canal 11)
Hoje deu-nos para isto
A festa da Taça de Portugal é pródiga em surpresas e um cemitério de teóricas superioridades. Num jogo que não fosse realizado no terreno da transcendência, o Sporting talvez não fosse forçado a participar num prolongamento para decidir a 3.ª eliminatória frente ao penúltimo classificado da II Liga, o Paços de Ferreira.
O que para os leões foi só um calafrio, saiu mais caro a outras equipas do principal escalão que defrontaram emblemas das subcamadas do futebol português. Estrela da Amadora, Alverca, Gil Vicente, Rio Ave e Moreirense deixarem a competição do mata-mata na ronda de estreia para os clubes da I Liga.
Vasco Botelho da Costa, o técnico dos cónegos, disse que a derrota em Fafe (Liga 3) foi “um banho de humildade” para uma das equipas sensação da I Liga. No entanto, noutros jogos, a discrepância entre os envolvidos foi ainda maior. Estrela da Amadora e Rio Ave caíram aos pés de adversários do quarto escalão (Campeonato de Portugal). O Sintrense, responsável pela eliminação dos vilacondenses, já anteriormente tinha aborrecido o Vizela (II Liga). Quanto aos tricolores, foram excluídos pelo Alpendorada, onde atua Mário Borges, filho do treinador do Sporting.
Não consta do menu da 4.ª eliminatória um embate entre pai e filho, mas há um duelo curioso entre Atlético e Benfica. De resto, mantém-se a tendência para os candidatos ao troféu se cruzarem com oponentes de escalão inferior. O FC Porto recebe o Sintrense e o Sporting acolhe o Marinhense.
Tenha uma excelente semana e obrigado por nos acompanhar aí desse lado, lendo-nos no site da Tribuna Expresso, onde poderá seguir a atualidade desportiva e as nossas entrevistas, perfis e análises.
Siga-nos também no Facebook, Instagram e no Twitter. E escute também o podcast “No Princípio Era a Bola”, como sempre com Tomás da Cunha e Rui Malheiro. Até breve!
Tem alguma questão? Envie um email ao jornalista: fsmartins@expresso.impresa.pt